A Baixa do Porto está pronta para receber pela primeira vez na história do Rally de Portugal uma Street Stage. Os concorrentes do Mundial de Ralis, que a esta hora já competem nas classificativas de terra do Norte do país, chegarão à Praça D. João I pouco antes das 19 horas para cumprirem a dupla passagem pelos 1.850 metros da classificativa traçada nas ruas da cidade e que termina junto à Sé do Porto.
Esta manhã, a “máquina” estava já montada e a Avenida dos Aliados apresentava já este aspeto, transformada que foi, nos últimos dias, numa autêntica pista de competição. Até ontem à noite, o trânsito esteve sempre aberto e só após as montagens mais pesadas, durante a madrugada, a circulação nas imediações do percurso foi cortada.
O dispositivo de segurança e animação está também pronto e, a partir das 11 horas, começarão a testar-se todos os aspetos da classificativa. Em pista estará o Mitsubishi de Fernando Peres, que fará as primeiras passagens, além dos “carros zero” que o ACP e o WRC terão em pista para avaliar todas as condições de competição e segurança. Depois das 12,45 horas, terão lugar os reconhecimentos dos concorrentes do Vodafone Rally de Portugal que regressarão à baixa ao final da tarde para, então sim, competirem.
Até lá haverá muita animação na zona de bancadas, para onde foram vendidos mais de 3.500 bilhetes (já esgotados), e em pista, com uma prova de carros de ralis de outros tempos.
A Porto Street Stage será transmitida para Portugal pela RTP. Mais de 150 estações de televisão possuem também os direitos de transmissão em todo o mundo.