Select Page

Rui Bettencourt apela à união e ação de todos os atores na defesa da ultraperiferia europeia

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Ponta Delgada, a necessidade de união e ação para a defesa da Ultraperiferia e para as Regiões Ultraperiféricas  enfrentarem os desafios com que se defrontam.

 

“Temos alguns desafios pela frente e o grande desafio é sabermos convencer quem decide e todos os atores envolvidos no processo sobre as nossas fragilidades e as nossas potencialidades”, afirmou Rui Bettencourt, que intervinha na sessão de abertura do Fórum de Discussão Regional ‘Os Açores e os Desafios da Ultraperiferia’, frisando esta “ambivalência” que carateriza as Regiões Ultraperiféricas (RUP).

 

Para o governante, este é “um momento muito importante em que o Parlamento Europeu pode intervir” e onde deve haver a “perceção permanente” da realidade das RUP, que, no caso dos Açores, se carateriza por “uma grande dispersão, uma dupla insularidade e uma dupla ultraperiferia”.

 

“Nós estamos num momento muito particular da nossa história e da nossa historia europeia”, frisou Rui Bettencourt, sublinhando que “a Europa neste momento está num ponto de bifurcação” e que este é o momento certo para refletir sobre as RUP, o seu papel e o seu futuro, porque “o que se fizer agora pode mudar o rumo da história”.

 

O titular da pasta das Relações Externas acrescentou que outro desafio que se coloca é o de “mobilizar os cidadãos para o processo europeu, para não terem o seu futuro decidido por outros”, apelando assim a uma “ação proativa” e a que contribuam como “coautores do projeto europeu”.

 

Nesse sentido, o Secretário Regional recordou o processo de reflexão e envolvimento da sociedade açoriana sobre o pós 2020 que foi promovido pelo Governo dos Açores.

 

Na sua intervenção, Rui Bettencourt reafirmou a posição do Executivo açoriano sobre a proposta da Comissão Europeia e sobre os cortes previstos para os fundos e financiamentos comunitários para as RUP, considerando que “não são consentâneos” com a Política de Coesão, nem com o que é defendido para as RUP no Artigo 349.º do Tratado de Funcionamento da União Europeia, manifestando a sua preocupação com esta ‘centralização’ de fundos junto da Comissão Europeia.

 

No final deste fórum, Rui Bettencourt esteve presente na inauguração da exposição ‘Portugal e a Europa em cartoons’, que estará patente nas próximas duas semanas na Biblioteca da Universidade dos Açores, e, esta noite, assiste à exibição do filme ‘Western’, finalista do prémio Lux de cinema europeu 2017.

Pontos de Interesse