O Secretário Regional da Saúde realçou hoje, na Praia da Vitória, o importante papel da Polícia de Segurança Pública como agente da Proteção Civil e como aliado das políticas de promoção de hábitos de vida saudáveis.
“Estas forças de segurança são aliados indispensáveis na implementação de políticas de promoção da saúde, de hábitos de vida saudáveis e de prevenção das dependências”, frisou Rui Luís, que falava na cerimónia comemorativa do 20.º aniversário do Comando Regional dos Açores da PSP.
Neste sentido, apontou a colaboração dos agentes da PSP, bem como da Inspeção Regional de Atividades Económicas, nas ações desenvolvidas na sequência da alteração da legislação regional que passou de 16 para 18 anos a idade mínima para a permissão do consumo de álcool, trazendo a responsabilização dos pais e dos próprios jovens.
“São instituições que têm sabido adaptar-se ao desafio da mudança, revelando-se disponíveis para a articulação interdepartamental, de modo a resultar em ações eficazes quando se trata de minimizar danos e reduzir consumos”, acrescentou o Secretário Regional.
Rui Luís lembrou que, em situações identificadas pelas autoridades, os pais e os menores são notificados a comparecer em ações de formação, sendo esta uma medida pioneira no país.
Na perspetiva do apoio do Governo dos Açores às forças de segurança sediadas na Região, Rui Luís referiu as recuperações de instalações policiais nos concelhos de Ponta Delgada, Nordeste, São Roque do Pico, Velas, Madalena e Praia da Vitória e ainda os apoios ao nível de equipamento informático e viaturas.
“Ainda recentemente, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, foram entregues seis viaturas todo-o-terreno à PSP, num investimento de cerca de 191 mil euros”, frisou.
Na sua intervenção, Rui Luís salientou também a cooperação na área da formação, que é facultada aos agentes da PSP na área das dependências.
“Iniciámos este ano uma formação sobre intervenção e dissuasão da toxicodependência dirigida a todas as esquadras dos Açores, tendo chegado já a cerca de uma centena de agentes das ilhas Terceira e Santa Maria”, afirmou.
Nesse âmbito, adiantou que o Governo continuará a valorizar e a dignificar esta parceria com a Polícia de Segurança Pública, no sentido de dar as melhoras respostas aos cidadãos.
No mesmo dia em que se assinala o Dia da Europa, Rui Luís sublinhou o contributo dos agentes para a segurança dos residentes e visitantes, contribuindo para que os Açores sejam um destino seguro.