Select Page

Rui Luís destaca movimento de luta contra o cancro ‘Um dia Pela Vida’ por mobilizar a comunidade

O Secretário Regional da Saúde destacou, em Angra do Heroísmo, o movimento ‘Um dia Pela Vida’ pela mobilização que suscitou junto da comunidade em prol da luta contra o cancro.

 

“É um movimento que demostrou que a comunidade quando, de facto, tem uma causa pela qual pode lutar efetivamente se une e consegue fazer ações excecionais”, afirmou Rui Luís, que falava sexta-feira na sessão de abertura do evento final da quinta edição desta iniciativa nos Açores.

 

Este ano, o evento decorreu na Terceira, por iniciativa do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tendo mobilizado 64 equipas e mais de 700 voluntários, terminando com uma ‘caminhada pela vida’ durante 24 horas.

 

Este movimento, que teve origem nos EUA, desenvolve atividades com o propósito de informar e educar a comunidade para a prevenção do cancro, bem como a angariação de fundos para os serviços de apoio ao doente oncológico e investigação oncológica.

 

O titular da pasta da Saúde referiu que “é importante desmistificar aquela que é já considerada a doença do século e falar das causas, lutando para a vencer”.

 

Na ocasião, sublinhou que todos devem assumir responsabilidades na luta pela sobrevivência contra a doença, começando pelas atitudes individuais, adotando hábitos de vida saudáveis.

 

De acordo com o Registo Oncológico dos Açores dos últimos 20 anos, são registados cerca de 1.000 novos casos de cancro por ano no arquipélago.  

 

“Estes números são também reflexo de um bom serviço público de rastreios, que permite detetar a doença precocemente”, frisou Rui Luís, acrescentando que “só nos últimos dois anos foram rastreados 68 mil Açorianos.”

 

Noutra vertente das medidas públicas adotadas pelo Governo, o Secretário Regional recordou a aposta em programas de combate ao tabagismo e ao alcoolismo, e à promoção de hábitos de vida saudáveis.

 

“Destaco entre os diferentes programas em curso, o Plano de Ação de Combate ao Tabagismo, o Plano de Ação de Redução dos Problemas ligados ao Álcool e o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável”, referiu Rui Luís.

Pontos de Interesse