
O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, a relevância da ação da psicologia na prevenção e promoção da saúde mental, em articulação com outros profissionais.
“A intervenção do psicólogo é de extrema relevância, quer se trate da vertente preventiva, promocional ou da vertente remediativa, sendo que o trabalho desenvolvido nestas três perspetivas tem por objetivo último melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, assim como melhorar a qualidade do Serviço Regional de Saúde“, frisou Rui Luís.
O titular da pasta da Saúde, que falava na cerimónia que assinalou o Dia Nacional do Psicólogo, acrescentou que existe no Serviço Regional de Saúde uma vertente a explorar, nomeadamente o papel ativo desta classe na saúde ocupacional das próprias unidades de saúde.
Na sua intervenção, Rui Luís lembrou que o Plano Regional de Saúde contempla a integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários, através da saúde materno-infantil.
O Serviço Regional de Saúde dispõe atualmente de 40 psicólogos distribuídos pelos hospitais e centros de saúde dos Açores.
“Com estes profissionais foi possível assistir a um aumento da resposta em termos de consultas disponibilizadas à população, verificando-se uma subida de 10% nos últimos cinco anos, atingindo-se já as 25.500 consultas”, adiantou o Secretário Regional, salientando que o novo Regulamento Geral de Deslocações vai fomentar um aumento da resposta a esta especialidade em ilhas sem hospital.
“Criámos com este diploma condições de comodidade ao utente e uma compensação acrescida aos profissionais que se deslocam”, afirmou Rui Luís.
O Secretário Regional referiu ainda o lançamento do livro ‘Sabes o que fazem os psicólogos? – Descobre a psicologia com a ajuda dos teus novos amigos!’, considerando que se trata de “uma ferramenta que, além de permitir uma melhor compreensão do papel do psicólogo, irá atenuar o preconceito existente em relação à doença mental”.
“Em fevereiro, assinámos um acordo com a Ordem dos Psicólogos que, entre um conjunto de estratégias a desenvolver na área da prevenção, inclui a promoção de estudos e eventos científicos que permitam a reflexão sobre a problemática da depressão”, recordou, frisando que “o lançamento do livro a que hoje assistimos bem pode enquadrar-se nesta estratégia de prevenção da doença e dos problemas de saúde mental“.
O Dia Nacional do Psicólogo, que foi comemorado pela primeira vez este ano, resulta de uma proposta endereçada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses à Assembleia da República.
Recent Comments