Select Page

Rui Luís felicita Unidade de Farmacovigilância dos Açores pelo prémio de boas práticas do INFARMED

O Secretário Regional da Saúde felicitou a Unidade de Farmacovigilância dos Açores pela distinção atribuída pelo INFARMED, na sessão de prémios de Boas Práticas Infarmed 25+, que decorreu hoje no Parque de Saúde de Lisboa.

 

“É com orgulho e satisfação que assistimos ao reconhecimento de uma jovem unidade criada nos Açores com o intuito de promover a vigilância e segurança do medicamento”, afirmou Rui Luís, salientando que “este prémio reforça a importância efetiva da sua criação no contexto nacional e europeu, no que diz respeito à política do medicamento”.

 

A Unidade de Farmacovigilância dos Açores foi distinguida pela criação e abertura da primeira unidade na Região Autónoma dos Açores, no âmbito do encerramento das comemorações do 25.º aniversário do INFARMED.

 

Nesta cerimónia, presidida pela Ministra da Saúde, foram distinguidos projetos e instituições promotoras de boas práticas no setor dos medicamentos e produtos de saúde.

 

A Unidade de Farmacovigilância dos Açores, com sede no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, foi anunciada pelo Secretário Regional da Saúde em maio de 2018 e conta com uma equipa de quatro profissionais.

 

Esta é uma das oito unidades que formam o Sistema Nacional de Farmacovigilância, e que têm por missão notificar reações adversas a medicamentos.

 

Nos Açores, o funcionamento desta entidade passa pela disponibilização de um serviço de atendimento disponível 24 horas por dia para apoiar na notificação e auxílio do utente em caso de reação adversa grave.

 

Este serviço tem capacidade, à semelhança de outras unidades, para analisar os reportes feitos em todas as ilhas dos Açores e colocá-los na base de dados europeia para fins de vigilância da segurança do medicamento.

Pontos de Interesse