Select Page

Rui Luís propõe circular normativa para melhorar o fornecimento de medicamentos

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, no Corvo, a criação de uma circular normativa que permita implementar regras nas unidades de saúde para evitar a rutura de medicamentos.

 

“Será necessário um reforço dos ‘stocks’ em cada um dos Centros de Saúde, um maior nível de comunicação entre os enfermeiros e os médicos e avaliarmos os procedimentos para que, quando houver no futuro alguma rutura pontual, os hospitais serem os fornecedores de imediato”, afirmou Rui Luís.

 

O Secretário Regional, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à obra de ampliação do Centro de Saúde do Corvo, no âmbito da visita estatutária, frisou que será feita uma avaliação rigorosa em cada uma das Unidades de Saúde de Ilha relativamente às necessidades existentes ao nível do medicamento.

 

Estas medidas surgem na sequência de uma reunião da Direção Regional de Saúde com a Delegada Regional da Ordem dos Farmacêuticos dos Açores.

 

“A Direção Regional de Saúde ficou encarregue, conjuntamente com a Ordem dos Farmacêuticos, de fazer um levantamento rigoroso relativamente aos circuitos que existem para fornecimento de medicamentos, quais são as necessidades de farmacêuticos que existem e de formação aos profissionais que não são farmacêuticos”, adiantou o titular da pasta da Saúde.

 

A revisão dos circuitos de admissão e administração de fármacos será feita em cooperação com a Delegação Regional da Ordem dos Farmacêuticos.

Pontos de Interesse