Select Page

Sábado há inaugurações no Quarteirão de Bombarda

Na tarde do próximo sábado, 17 de junho, há novo ciclo de Inaugurações Simultâneas do Quarteirão Miguel Bombarda.

Nesta edição, a quarta de 2017, 18 galerias de arte contemporânea abrem as portas, a partir das 16 horas, para apresentar novas exposições.

Nas ruas, como é habitual, a PortoLazer acompanha o evento com animação e visitas guiadas.

No que toca ao programa de animação, é destacar uma participação do Trengo – festival internacional de circo a decorrer até domingo, 18 de junho, nos jardins do Palácio de Cristal -, que serve ao público, também a partir das 16 horas, um espetáculo por Oli and Mary.

Esta dupla vai fazer uma inauguração à sua maneira, a de um restaurante, com peripécias à mistura, desde o desenrolar da carpete vermelha à preparação do jantar. 

Mas há mais: entre as 17 e as 17,30 horas, e depois das 18,30 às 19 horas, o público é convidado a assistir à performance “Push and Pull”, o quarto de seis números que integram “The Fractal Body”.

Este projeto artístico, que combina dança minimal, performance e teatro físico, tem direção artística de Paulina Almeida e vem sendo apresentado desde o início do ano, em todos os sábados de inaugurações.

Presença também habitual nestes ciclos, a iniciativa Bombarda Stop & Go volta a oferecer duas visitas guiadas (gratuitas) por algumas das galerias do quarteirão.

Há 30 vagas para cada um destes percursos pedestres, que têm duração aproximada de uma hora e são dirigidos por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto.

Os interessados podem inscrever-se até às 13 horas de 16 de junho, através do email stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários: 16 horas ou 17,30 horas (para o segundo, é possível também a inscrição no próprio dia 17 de junho, a partir das 16 horas, no balcão Porto., localizado na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova.

Nessa mesma zona pedonal, o projeto Chapa Azul e a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore voltam a apresentar uma nova oficina de técnicas de impressão, entre as 16 e as 19 horas, aberta a participantes de todas as idades.

As Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda são dinamizadas pela Câmara do Porto (através da PortoLazer), em conjunto com a associação Bombarda Art District.

Eis a lista das galerias participantes neste quarto ciclo:

 

RUA DE MIGUELBOMBARDA  

Galeria São Mamede: exposição coletiva (pintura e escultura);

Galeria Serpente: Transfer, de Rita Melo;

Galeria Presença: exposição coletiva com os artistas da galeria;

Galeria Quadrado Azul: matryoshka, de Ana Santos;

Galeria Fernando Santos: Cleaning up the vacuum, de António Olaio;

Galeria Fernando Santos, Project Room: Signs and Wonders, de Alicia Eggert; 

Galeria Metamorfose: exposição coletiva com os artistas da galeria;

Galeria REM Espaço Arte: Única (3+3) 3 artistas 3 olhares, de Antónia Gomes, Beatriz Pacheco Pereira e Helena Leão;

Galeria Simbolo: exposição coletiva;

Galeria João Lagoa: exposição coletiva;

Galeria Paula Quintã: exposição de José Leite; 

Galeria Ap`Arte:exposição coletiva;

GaleriaTrindade: moving walls, exposição coletiva;

O! Galeria: TimeAsks for Time, de Cátia Vidinhas, e lançamento do livro Rainha doNorte, de Joana Estrela (editora Planeta Tangerina);

 

RUA DOM MANUEL II

Galeria RuiAlberto: straight lines from a double view, de Daniel David ePaulo Gouveia;

 

RUA DO ROSÁRIO 

Galeria deArquitectura: Fresh facts;

Galeria Artes emPartes: instalação;

Galeria Artes Solarde Sto. António: exposição coletiva.

Pontos de Interesse

Tendências globais do design convivem no Porto

A dois dias da cerimónia de entrega dos European Design Awards 2017, que se realiza no sábado no Rivoli, respira-se na cidade o ambiente criativo de um evento que anualmente reconhece o que de melhor se faz ao nível europeu. Hoje, várias iniciativas refletiram a...

Cabines telefónicas recuperadas até julho

Até julho, as cabines telefónicas espalhadas pela cidade estarão recuperadas e em perfeitas condições de funcionamento. A Câmara do Porto, em articulação com a respetiva operadora (MEO), nos últimos quatro anos tem procurado reduzir o número de cabines na cidade, dado...