A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, no âmbito do seu plano de atividades pedagógicas, está a desenvolver o projeto pedagógico e cultural “Sabores do Oeste”. Uma ação através da qual os alunos das turmas de 2.º ano de “Cozinha e Pastelaria”, “Restauração e Bebidas” e “Operações Turísticas e Hoteleiras” vão desenvolver diversos temas da Gastronomia e Vinhos de todos os municípios do Oeste, durante as doze semanas do 2.º semestre letivo, tendo em vista o desenvolvimento, estudo, promoção e dinamização dos produtos típicos e característicos.
O projeto procura desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta da origem primordial dos produtos alimentares, suas características organoléticas, benefícios para a saúde e, também, as suas interseções e relações culturais, históricas, etnográficas e antropológicas.
O projeto “Sabores do Oeste” está também relacionado com o universo da “Alimentação Saudável e Sustentável”, que é o tema do projeto nacional Eco-Escolas para o ano letivo 2015-2016.
No final do projeto pretende-se editar o Livro “Sabores do Oeste” e realizar uma ação promocional de promoção e dinamização da “Gastronomia e Vinhos” da Região Oeste.
Vão ser realizados 12 almoços na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, com produtos identificadores de cada um dos concelhos. Os encontros começam dia 12 de fevereiro e terminam a 6 de maio. O almoço dedicado a Óbidos será no próximo dia 8 de Abril.