O Dia Internacional das Famílias, dia 15 de maio, foi assinalado pela CML com a iniciativa“Saladas em família”, nos Olivais.
No Dia Internacional das Famílias, que se comemora no dia 15 de maio, a Câmara Municipal de Lisboa promoveu o concurso “Saladas em família” – um evento que pretendeu assinalar o dia com a comunidade escolar e as famílias, no Vale do Silêncio, freguesia dos Olivais.
“Saladas em família” é um projeto-piloto que se realiza pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar Saudável, inserido no Projeto Europeu Flaw4Life “Fruta Feia”. O objetivo deste projeto, coordenado pela cooperativa Fruta Feia com o apoio da autarquia, é mudar o conceito dos consumidores em relação a frutas e vegetais considerados “feios”, o que atualmente faz com que milhares de toneladas de alimentos parem no lixo a cada ano.
À semelhança do ano passado, a Junta de Freguesia dos Olivais convidou 28 famílias, sete escolas e três agrupamentos escolares a participar num concurso, onde as equipas, constituídas por um aluno e um familiar, tinham de confecionar saladas bem criativas, sob o olhar atento de um júri.
Foi um dia de grande azáfama e animação para as 28 famílias e que contou com a presença do chef Nuno Queiróz Ribeiro, da vereadora da Educação, Catarina Albergaria, da vogal da Educação da Junta de Freguesia dos Olivais, Anabela Silva, do diretor do Departamento de Educação, Paulo Agostinho (júri do concurso) e ainda representantes das direções dos agrupamentos e coordenadores das escolas envolvidas.
Segundo Catarina Albergaria, “com este programa pretende-se que as receitas das saladas apresentadas sejam saudáveis, originais ou tradicionais, e que se apresente como resultado de um trabalho em família e em articulação com a escola. O principal objetivo é estimular o consumo de vegetais, integrando-os nos hábitos diários de alimentação das famílias”.
O júri teve de analisar 28 deliciosas saladas segundo os padrões previamente definidos: originalidade, apresentação, sabor, higiene e a organização do posto de trabalho. A vencedora foi a “Salada Tropical”, confecionada pela família Pedro Silva. O pequeno Pedro e a mãe Edy Carla Silva não cabiam em si de contentes e connosco partilharam a sua receita: alface, espinafres, manga, morangos e sementes de linhaça, temperada com limão e azeite.
Levaram para casa um voucher da “Fruta Feia” para cinco cabazes de fruta e legumes, o equivalente a 40 kg de produtos. Todos os meninos ganharam várias lembranças e o jogo “Mexer e comer é crescer”, com perguntas sobre alimentação e vida saudável.
Seguiu-se um animado almoço com as “Saladas em Família” na ementa principal.