Select Page

Salman Rushdie esgota Folio

A procura de bilhetes para a mesa de autores com o escritor britânico Salman Rushdie, cuja lotação esgotou, obrigou a organização do Folio a mudar o evento de lugar para duplicar os ingressos.

“A vinda de Salman Rushdie a Óbidos gerou uma tal interesse que os bilhetes ficaram esgotados logo no primeiro fim de semana o que nos obrigou a procurar uma solução que permitisse o acesso de mais pessoas aquela mesa “, disse à agência Lusa fonte da organização do Folio — Festival Literário Internacional de Óbidos.

A solução encontrada pela produção do evento vai passar pela transferência da mesa que juntará Salman Rushdie à conversa com Clara Ferreira Alves da tenda dos autores, onde estava inicialmente prevista, para a tenda dos concertos, aumentando a lotação de 250 para 450 lugares”.

Os ingressos para a mesa, que terá lugar às 21:00 de sexta-feira, voltaram assim a estar hoje à venda online (na BOL) e nas bilheteiras do Folio, em Óbidos.

“Este é de todos os eventos aquele que tem registado mais procura”, apesar de, nesta segunda edição, “estar a confirmar-se a tendência do ano passado, com a grande maioria das aulas sempre lotadas e muito público nas mesas de autores”, acrescentou o mesmo responsável.

O escritor britânico Salman Rushdie, um dos autores mais premiados da literatura contemporânea, vai apresentar no Folio a sua mais recente obra Dois anos, oito meses e vinte e oito noites, editado em Portugal com a chancela da Leya.

Aos 68 anos, Rushdie é um dos mais mediáticos escritores, depois de há 25 anos ter publicado Versículos Satânicos a obra polémica que lhe valeu o Whitbread Prize.

É autor de 12 romances, incluindo Filhos da Meia Noite (vencedor do “Booker Prize” em 1981 e “Best of the Booker” em 2008); “Dois anos, oito meses e vinte e oito noites” e a coleção de novelas “Leste, Oeste”.

É membro da British Royal Society of Literature e foi galardoado, entre outros, com o Whitbread Prize para melhor romance (em duas ocasiões), o Writers’ Guild Award, o James Tait Black Prize, o Aristeion Prize da União Europeia para Literatura, o prémio “Autor do ano” no Reino Unido e na Alemanha, o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro em França, o Grande Prémio de Literatura de Budapeste, o “London International Writers’ Award”, o “James Joyce Award” da Universidade College Dublin, o prémio “Carl Sandburg” atribuído pela Chicago Public Library, e o “National Arts Award” nos Estados Unidos da América.

É ainda membro da Academia Americana de Artes e Letras e foi “Distinguished Writer in Residence” na universidade de New York e armado cavaleiro, em 2007, por serviços prestados à literatura.

Organizado em cinco capítulos: Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Mais, o festival, que decorrem em Óbidos até domingo, conta com cerca de 250 eventos, entre mesas de autor, exposições aulas, conversas, palestras, concertos, instalações, leituras, performances e remédios literários.

Celebra nesta edição os 500 anos da Utopia de Thomas More, o Ano Internacional do Entendimento Global, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte dos clássicos William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Pontos de Interesse

“Era uma vez…” Espaço Melhor Idade

Pessoas, histórias e objetos. Novidades e velharias. Saber fazer e design. Amor, criatividade e proximidades. Comunidade. Espaço de pessoas para pessoas, onde vão encontrar relíquias saídas do baú da avó, objetos encantados feitos pelas senhoras do Programa Municipal...

As frases da Folia (dia 5)

Com casa cheia – mais de 400 pessoas estiveram presentes na sessão com a jornalista e escritora Clara Ferreira Alves –, Salman Rushdie distribuiu um verdadeiro festival de quotes. Pacificado com a Fatwa (se é que é realmente...

Óbidos mostra exemplo em Encontro de Comunicação

Decorreu no passado dia 29 de novembro, no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, um Encontro de Comunicação Institucional.Os objetivos específicos desta ação passaram por divulgar a importância que a comunicação representa para...