A adesão à iniciativa “Se tem um jardim, temos uma árvorepara si” foi esmagadora em relação à edição anterior, já que este ano foram recebidas 845 candidaturas (mais 467 do que no ano passado), o que se traduziu num aumento de mais 437 famílias/residentes individuais, mais 30 organizações aderentes e um total de 727 candidaturas aprovadas (mais 455 do que a edição anterior).
A entrega das árvores, arbustos e sementes aosparticipantes desta segunda edição decorreu há cerca de uma semana nos ViveirosMunicipais do Porto. Cada candidato teve a oportunidade de escolher até dezárvores e arbustos e até três pacotes de sementes, de várias espéciesautóctones.
No total, foram distribuídas 2.471 árvores de 15 espéciesnativas diferentes e mais de 1.600 pacotes de sementes – uma inovação face aoano anterior para permitir a adesão de residentes que não dispõem de terrenos.
O objetivo desta iniciativa é apoiar as organizações e oscidadãos residentes da cidade na arborização e expansão da estrutura verde emespaços privados, através da oferta regulada de 10 mil árvores e arbustos(maioritariamente nativos, tais como o pilriteiro, o buxo, o lódão, o folhado,entre outros) durante os próximos cinco anos.
As árvores e arbustos da iniciativa ?Se tem um jardim temos uma árvore parasi’ foram produzidos no Viveiro Municipal do Porto, através de uma parceriaentre o Município do Porto e o FUTURO –projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, com acolaboração de muitas dezenas de voluntários.