
A iluminação de alguns dos monumentos incluídos no projeto que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a realizar já se encontra concluída em cinco locais da cidade. Entre os que se encontram já com iluminação concluída, estão a Fonte da Misericórdia, Estátua d’El Rei D. Manuel I, Passo da Via Sacra do Largo da Misericórdia, Torre Fernandina, Fonte de São Lourenço e Convento de São Francisco.
Neste âmbito, na Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril, foi colocada iluminação led com RGB, enquanto, na Fonte de São Lourenço, foi substituída a iluminação existente por iluminação led e acrescentada a iluminação led com RGB no tanque da fonte.
No Largo da Misericórdia, na Estátua d’El Rei D. Manuel I, foi substituído o projetor existente por um led e colocado um novo projetor para iluminar a parte de cima do Paço da Via Sacra existente no largo.
Na Torre Fernandina, foi colocada nova iluminação led e, no Convento de São Francisco, foi substituída a iluminação e acrescentado o número de pontos de luz, tendo sido ainda reposicionada e substituída a iluminação existente por iluminação led e também foi colocada iluminação na torre dos sinos.
Este investimento ronda os 210 mil euros e, para além dos já referidos, os monumentos a iluminar são o Arco do Mirandeiro, Igreja das Domínicas (Senhor dos Aflitos), Igreja da Misericórdia, Igreja do Salvador, Igreja de São Domingos, Igreja dos Terceiros, Igreja de São Pedro, Igreja de São João da Corujeira, Igreja da Senhora das Dores, Convento de Santa Clara (nos Terceiros), Guaritas do Baluarte de São João de Deus (ao Viaduto), Monumento aos Mortos da Grande Guerra e Fonte do Largo dos Combatentes.
Tendo em conta a iluminação do Aqueduto da Amoreira, Muralhas Seiscentistas, Castelo, Forte da Graça e Forte de Santa Luzia, já realizada, Elvas vai ficar com mais de 20 monumentos iluminados, no que se enquadra na política municipal de aposta forte no turismo, um setor fundamental no aproveitamento da visibilidade de Elvas enquanto Património Mundial.
Recent Comments