Select Page

Selo Saudável – mobile app

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, participou em 26 de julho na apresentação de uma app para o projeto , que disponibiliza a partir de agora um conjunto de informação sobre a Dieta Mediterrânica e receitas, permitindo ainda a monotorização do projeto piloto que está a ser implementado há um ano em diversas associações sociais da cidade, com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável. 

No evento, que contou com a participação de Pedro Graça, do Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável (Direção-Geral da Saúde), e teve na assistência o Diretor-geral de Saúde, Francisco George, foram também entregues certificados aos cerca de 120 participantes nas ações de capacitação que foram levadas a cabo para este projeto. 

João Afonso sublinhou o desafio que constituiu para a Câmara Municipal de Lisboa abraçar este projeto-piloto há um ano, “um desafio que era perceber a nossa capacidade de mobilização junto das instituições particulares de solidariedade social [IPSS], que são em Lisboa os maiores provedores da população mais carenciada e quem assegura a alimentação a muitas crianças”, realidade que transforma estas associações em veículos de excelência para a promoção de uma alimentação saudável.

Inscreveram-se 20 associações no projeto, que mobilizou ao longo do último ano cerca de 120 pessoas, e o vereador não esconde a ambição de duplicar estes números no futuro.  
“Não queremos dar o peixe mas sim a cana”, sublinha Pedro Graça, que considera este projeto “uma mais valia” para a promoção de hábitos de alimentação saudável na sociedade e deposita fortes esperanças em que a parceria levada a cabo com a Câmara Municipal de Lisboa possa motivar a sua expansão a outros municípios. 

Pedro Graça sublinha ainda que a dieta mediterrânica é praticada há oito mil anos e foi reconhecida pela Unesco como Património da Humanidade, “um património que queremos valorizar em conhecimento da vida que nos valoriza a todos”. 

O projeto Selo Saudável consiste na disseminação do padrão alimentar mediterrânico como estratégia para a promoção de uma alimentação saudável, através de uma distinção pública às instituições aderentes ao projeto.

Pontos de Interesse

The Future of Refugees discussed in Lisboa

Depois de ter participado em Londres numa conferência, promovida pelo município desta cidade,sob tema da construção de cidades mais integradas e comunidades mais coesa, em Lisboa Fernando Medina foi muito critico com a “miopia...