A Semana da Juventude teve início esta terça-feira ao final da tarde com a cerimónia de abertura, seguida de visita aos stands no recinto, que, tal como nos anos anteriores, é em espaço coberto e no Parque da Piedade.
Neste ato estiveram presentes o secretário de estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel; o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; o vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Valério e os vereadores Tiago Afonso, Vitória Branco e Carlos Dores.
Na sua intervenção o autarca elvense deixou votos para que todos se “divirtam nestes dias”, relembrando que o cartaz “para além dos concertos, conta com atividades promovidas pelas associações”, acrescentando que este “é um grande esforço que a Autarquia desenvolve para concretizar o evento e que hoje em dia já tem um cartaz que nos orgulha a todos”.
A edição deste ano conta com uma novidade, a presença de wifi no recinto, gratuito, ligando assim o certame às novas tecnologias, através de uma parceria com a PT, sendo que o autarca fez ainda um agradecimento a “todas as associações e coletividades que se quiseram associar ao evento”.
O secretário de Estado, Carlos Miguel, agradeceu a forma “como sempre me recebem aqui em Elvas” e salientou o papel das autarquias na promoção destas iniciativas.
A abertura contou ainda com um pequeno espetáculo piroténico, assim como a atuação do grupo elvense Bomb’Alen.
Quanto ao programa, neste primeiro dia atuam as tunas ES, Ameixa e Seistetos, sendo já presença habitual o cantor popular Quim Barreiros, encerrando a noite o dj’s Pekas e Popenope.
A unidade móvel CUIDA-Te do IPDJ vai estar em Elvas na Semana da Semana Juventude de Elvas.
A Semana da Juventude e Académica de Elvas é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, Escola Superior Agrária de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, Associação de Estudantes da ESAE, e que conta com a colaboração da Escola Secundária D. Sancho II e Instituto Português do Desporto e da Juventude.