Select Page

SEMANA DA MOBILIDADE 2017 ENTRE 16 E 22 DE SETEMBRO COM NOVAS MEDIDAS E MUITAS ATIVIDADES

O Vereador Domingos Rodrigues apresentou, esta manhã, a Semana da Mobilidade Funchal 2017, um evento anual da Autarquia, “que tem por objetivo divulgar as nossas medidas e estratégias em relação à mobilidade e, em particular, à mobilidade sustentável.”

Entre 16 e 22 de setembro, a iniciativa será marcada por um extenso programa de atividades (em anexo), entre as quais se destacam a exposição “A Mobilidade Urbana no Funchal: Passado, Presente e Futuro”, que ilustrará as ações que têm sido implementadas com vista a dotar a cidade de melhores condições de mobilidade e acessibilidade pedonal, e ainda um passeio de viaturas 100% elétricas, o fecho da Avenida do Mar, no domingo de manhã, para múltiplas atividades abertas a toda a população, e a conferência “A Mobilidade Urbana no Funchal: Que Cidade Queremos?”, na qual será apresentado o Plano de Ação Para a Mobilidade Urbana Sustentável no concelho.

A Avenida Arriaga será o centro de quase todas as atividades e, ao longo do uma semana, terá expostos os mais recentes veículos menos poluentes do mercado, tais como elétricos, híbridos, GPL e bicicletas. O vasto programa conta, de resto, com uma forte componente de sensibilização, com enfoque na promoção da mobilidade elétrica, inclusiva, ciclável e pedonal.

Domingos Rodrigues destacou as principais atividades, anunciando, por exemplo, que o passeio de veículos elétricos, este sábado, será acompanhado da abertura de um posto de carregamento no edifício 2000, e aproveitou para apresentar algumas novidades no campo da Mobilidade para o concelho e que já se encontram em implementação: “seguindo o exemplo da Avenida Zarco Sul, serão criados, na Baixa da Cidade, três outros «espaços partilhados», que serão os casos da Rua do Favila, da Praça do Turista e da Rua Imperatriz D. Amélia, ruas que passarão a privilegiar a circulação pedonal e que serão inclusivas, ou seja, terão condições para pessoas com mobilidade reduzida.” O Vereador, que tutela a Mobilidade o Trânsito na Câmara Municipal do Funchal, avançou, igualmente, com “o reordenamento do estacionamento no Bairro da nazaré, o que vai implicar a melhoria de diversas acessibilidades e várias medidas de acalmia de tráfego”, anunciando que serão criados 130 novos lugares de estacionamento naquele complexo habitacional na freguesia de São Martinho. A 2ª fase da intervenção na Avenida da Madalena, em Santo António, também será implementada, “dando seguimento ao projeto que apresentámos na Semana da Mobilidade do ano passado e que permitiu que, nos últimos 12 meses, não se tivesse registado qualquer atropelamento naquela via, um problema que era até então recorrente.” A intervenção continuará a incidir nas medidas de acalmia de trânsito, chegando agora ao topo da Avenida.

Pontos de Interesse

Combustíveis mais caros na Madeira

Os preços dos combustíveis que vigoram desde as zero horas desta segunda-feira na Madeira voltaram a subir. Na semana passada tinham descido ligeiramente, contrariando o registo da segunda semana de Julho. Os valores constam do despacho governativo publicado no Jornal...