O Secretário Regional da Saúde entregou hoje ‘tablets’ ao Serviço de Pediatria do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira como contributo para a humanização deste serviço, na data em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro.
“A doença oncológica é uma realidade que é dura para as famílias e aquilo que nós queremos é tornar um espaço onde as crianças vão com frequência num ambiente um pouco mais familiar, para que os sintomas e as consequências sejam diluídos”, afirmou Rui Luís.
Neste Dia Internacional da Criança com Cancro foram entregues ‘tablets’ nos três serviços de Pediatria da Região, nos hospitais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, num total de seis equipamentos.
Nos Açores ocorrem 13 novos casos de cancro pediátrico por ano, enquanto a nível nacional são diagnosticados entre 400 e 450 novos casos, estando a incidência a aumentar cerca de 1% ao ano.
Os cancros pediátricos mais frequentes são as leucemias, os linfomas e os tumores cerebrais.
Rui Luís adiantou que atualmente estão a ser acompanhadas 10 crianças através dos serviços de Pediatria dos três hospitais do arquipélago, encontrando-se algumas em tratamento na Região e outras no Instituto Português do Oncologia, em Lisboa e no Porto.
O titular da pasta da Saúde destacou o papel essencial das associações de amigos da Pediatria na humanização destes serviços nos três hospitais, adiantando que, “em breve, irá começar uma obra levada a cabo pela Associação dos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira”.
Para além de pediatras e enfermeiros, acompanham e prestam apoio às crianças com doença oncológica e respetivas famílias, educadoras, assistentes sociais e psicólogos do Serviço Regional de Saúde.