Select Page

SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2018/2019

De modo a assinalar o início de mais um ano letivo, o pessoal docente e não docente da comunidade escolar do concelho do Sabugal foi recebido no dia 12 de setembro, no Auditório Municipal do Sabugal, pela vereadora da Educação, Sílvia Nabais, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas do Sabugal, João Vila Flor.

Na sessão de abertura, a vereadora começou por dar as boas-vindas a todos, fazendo votos que o ano letivo que se inicia “seja um ano de trabalho, premiado com muito sucesso”.

O Município do Sabugal “sempre foi e continuará a ser um parceiro empenhado na construção de um futuro melhor para os nossos alunos”, realçou a vereadora da Educação, acrescentando que “trabalhar em parceria com todos os agentes educativos, com toda a comunidade para um bem maior que é a concretização de um futuro de sucesso para os nossos jovens é o nosso dever”, e que para atingir este objetivo é necessário “melhorar a articulação entre os vários parceiros educativos, o que exige um constante esforço de todos os intervenientes e para o qual estamos inteiramente disponíveis”.(mais…)

Pretendendo o Município ser o maior aliado das famílias no processo educativo dos seus educandos, Sílvia Nabais destacou algumas das medidas de promoção do sucesso educativo e de apoio direto às famílias, nomeadamente continuar a apoiar as famílias que têm crianças em creche, com um valor de 40 euros mensais; assegurar o transporte gratuito a todas as crianças e jovens do concelho; continuar a desenvolver o Plano de Combate ao Insucesso Escolar, assim como o projeto ‘Expressão com + Sentido’, iniciar a aprendizagem de programação básica no 1.º ciclo; dar continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito da leitura que se realizam na biblioteca ou nas escolas e dar início à Academia de Empreendedorismo. Neste contexto, Sílvia Nabais adiantou ainda que a intervenção na escola preparatória do Sabugal, com vista a acolher no ano letivo 2019/2020 o 1.º ciclo, e a intervenção na escola do 1.º ciclo do Soito “visam proporcionar melhores condições físicas de aprendizagem”, muito embora considere que o espaço seja importante, “o fator humano será sempre o mais crucial. São as pessoas que estão na escola que fazem a diferença”.

Da receção de acolhimento fez igualmente parte um peddy-paper, com o objetivo de dar a conhecer a quem está pela primeira vez no Sabugal parte do nosso património histórico, e dar oportunidade aos demais poderem olhar de forma mais atenta para algumas das coisas que já viram, mas não observaram na sua plenitude.

A manhã terminou com um almoço convívio na praia fluvial do Sabugal, na qual os participantes foram agraciados com lembranças por parte da autarquia.

Pontos de Interesse

VEREADORA DO MUNICÍPIO DO SAL EM VISITA AO SABUGAL

Na tarde do dia 2 de maio, a vereadora da Câmara Municipal do Sal (Cabo Verde), Carla Carvalhal, esteve de visita ao Sabugal a convite do presidente da Câmara Municipal, António Robalo. Depois de recebida nos Paços do Concelho, a vereadora Carla Carvalhal pôde ainda...

MINISTRO DO AMBIENTE VISITA VIVEIRO FLORESTAL DA MALCATA

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a secretária Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, visitaram no dia 11 de maio o Viveiro Florestal da Reserva Natural da Serra da Malcata, situado no Centro de Educação...