O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou hoje que o setor agrícola nos Açores é apelativo, tem futuro e necessita, cada vez mais, de jovens com formação e capacidade empreendedora, por forma a vencerem os desafios do futuro.
“A entrada de mais jovens para o setor agrícola nos Açores é essencial, não só para haver uma renovação geracional, como para garantir maior sustentabilidade”, frisou Fernando Sousa, em declarações à margem da visita a uma exploração agrícola com candidatura a um projeto de primeira instalação, no concelho da Praia da Vitória.
Fernando Sousa indicou que já foram aprovados 142 projetos no âmbito da submedida 6.1 do programa PRORURAL+, dedicada à instalação de jovens agricultores, com uma despesa pública de 5,4 milhões de euros.
Esta segunda-feira, o Governo Regional abriu um novo período para a receção de candidaturas de projetos com vista à instalação de jovens agricultores, que decorre até 28 de setembro, com uma dotação de 450 mil euros.
“Este apoio constitui um incentivo importante para atrair mais jovens para a agricultura. O Governo dos Açores tudo tem feito e tudo irá continuar a fazer para que a agricultura seja cada vez mais atrativa”, assegurou o Diretor Regional, apelando aos jovens para encararem o setor agrícola como uma carreira com futuro e altamente aliciante.
Para Fernando Sousa, a aposta na formação dos agricultores é também essencial, de modo a que as explorações sejam cada vez mais rentáveis, eficientes e com custos de produção mais reduzidos.
“Atualmente, na Região, 5% dos jovens agricultores têm formação superior, algo muito relevante, que merece ser incentivado e apoiado. O conhecimento é fundamental para conseguirmos evoluir, inovar e tornar mais rentáveis as explorações agrícolas”, disse Fernando Sousa.