Select Page

Sir Martin Rees questiona as oportunidades e ameaças da Ciência no século XXI

O Astrónomo Real britânico sir Martin Rees vem nesta semana ao Porto para falar sobre as oportunidades e ameaças da Ciência no século XXI. Tido como uma das mentes científicas mais brilhantes do nosso tempo, Martin Rees profere uma conferência na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 18 horas, na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto.
 
Por iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o astrofísico e astrónomo procurará nesta conferência fazer-nos refletir e tentar encontrar respostas para questões suscitadas pelas rápidas e crescentes evoluções no campo da saúde, da agricultura, dos transportes, de energia, que assentam na ciência e tecnologia: Que papel vai desempenhar a ciência no futuro? Quais são as principais oportunidades e perigos da ciência? E que escolhas políticas devem ser agora feitas? Que relações são necessárias entre ciência e sociedade? Terão os cidadãos capacidade de entender a ciência? E terão os cientistas aptidão para no-las explicar?
 
Autor do livro “Para o Infinito – Horizontes da Ciência”, Sir Martin Rees contraria a visão habitual da ciência como um domínio obscuro e difícil, inacessível ao público em geral. Para combater essa ideia, advoga uma melhor comunicação entre investigadores e leigos.
 
Master no Trinity College, na Universidade de Cambridge, e membro da Câmara dos Lordes, Martin Rees foi presidente da Royal Society, a mais antiga sociedade científica do mundo, sendo Astrónomo Real da Grã-Bretanha desde 1995.
Pontos de Interesse

Os 130 anos da Claus Porto dão um livro

A Claus Porto lançou esta semana o livro da sua vida. Ao longo de 240 páginas, narra-se a história da marca, entre ilustrações de desenhos, padrões e etiquetas únicas criadas ao longo dos últimos 130 anos. Intitulada precisamente “Claus Porto 130 Anos”, a...

Águas do Porto intervém no Campo 24 de Agosto

Inicia-se na próxima segunda-feira, no Campo 24 de Agosto, uma intervenção da empresa municipal Águas do Porto para renovação das redes de abastecimento, saneamento e águas pluviais. Devido à natureza dos trabalhos, que implicam a colocação de tubagens no...