Select Page

“Só com intervenção humana este ecossistema se vai perpetuar no tempo”

O concurso para a Empreitada das Dragagens da Zona Superior da Lagoa de Óbidos foi lançado ontem, dia 5 de fevereiro, na Foz do Arelho, Caldas da Rainha, com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, dos presidentes das Câmaras Municipais de Óbidos e Caldas da Rainha, Humberto Marques e Tinta Ferreira, e do presidente da Agência Portuguesa de Ambiente, Nuno Lacasta.

O ministro do Ambiente garante que “é absolutamente fundamental fazer esta dragagem”, reafirmando que o ministério está, com esta empreitada, “a lutar contra a Natureza”. Segundo Matos Fernandes, “a atividade humana também é geradora de biodiversidade, quando resulta das atividades que são feitas de forma tradicional”. “A Lagoa de Óbidos necessita desta intervenção e ela tem de ser feita de forma cuidadosa”, afirma o governante, sublinhando que o Governo continuará “a financiar uma boa parte destas intervenções” e disponibilizará “todo o apoio técnico”, delegando nas autarquias a execução das dragagens de menor dimensão.

Também o presidente da Câmara Municipal de Óbidos se mostrou satisfeito com o lançamento deste concurso internacional. “É com enorme gosto, orgulho e alegria que, volvidos mais de 20 anos, chegámos àquilo que todos desejávamos”, disse Humberto Marques, garantindo que “só com intervenção humana este ecossistema se vai perpetuar no tempo”. O autarca mostrou ainda alguma preocupação “com a monitorização e fiscalização da obra, nomeadamente da qualidade dos sedimentos e da água [a retirar]”. “Garantiram-nos que tudo será feito com o máximo de segurança e, por isso, estamos mais descansados”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, afirmou igualmente que, com esta empreitada, “se está a fazer história”, uma vez que se estão “a criar condições de curto e médio prazo para garantir a sobrevivência da Lagoa de Óbidos”.

Já Nuno Lacasta, presidente da APA, também afirmou que se vai “fazer história” na “nossa Lagoa”, sublinhando que tem “perfeita consciência da complexidade desta operação e que isso obriga a uma completa e constante vigilância”.

Com um custo total de 16 milhões de euros, a intervenção é financiada pelo POSEUR, com uma participação de 85 por cento, sendo a contrapartida nacional assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente. O prazo de execução previsto é de 18 meses e a intervenção corresponde à segunda fase de dragagens da Lagoa de Óbidos.

Está prevista a retirada de 875 mil metros cúbicos de areias das bacias no delta do rio Real, no braço da Barrosa e nos canais de ligação do corpo da lagoa, aos braços da Barrosa e do Bom Sucesso. Os sedimentos dragados serão depositados diretamente no mar, a sul da embocadura da Lagoa de Óbidos e do Gronho, contribuindo, desta forma, para a minimização da erosão costeira, neste troço de costa. A empreitada inclui ainda a valorização de uma área de 78 hectares, a montante da foz do rio Real.

Pretende-se com esta intervenção contrariar o fenómeno de assoreamento, melhorar as condições hidrodinâmicas e de qualidade da água no interior deste sistema lagunar, bem como robustecer o cordão dunar litoral, que protege a lagoa da agitação marítima e da subida do nível do mar, em consequência das alterações climáticas.

Pontos de Interesse

Caminhada “Amigo Especial de Natal”

A caminhada da iniciativa “Amigo Especial” volta a repetir-se, desta vez para comemorar o Natal, no dia 20 de Dezembro, pelas 18h00.O percurso, de dificuldade média/baixa, será de 5 quilómetros pela Vila de Óbidos, com a duração de cerca de 01h30.O ponto de encontro...

Alunos de Óbidos participam no Corta-Mato Escolar do Oeste

Realizou-se, em Torres Vedras, o corta-mato Escolar, que juntou alunos de todas as escolas da zona Oeste. Os alunos de Óbidos também se fizeram representar nos vários escalões.Este ano, pela primeira vez, participaram os alunos com necessidades educativas especiais da...

OesteSustentável: “Tutores de Energia nas Escolas”

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, e com o CFAE Centro-Oeste – Centro de Formação de Formação de Professores do...