Select Page

Solidarity towards Aleppo

Fernando Medina assistiu em 22 de dezembro ao concerto solidário a favor dos Médicos Sem Fronteiras por Alepo (Síria), que juntou cerca de vinte artistas nacionais no recém-renovado Cineteatro Capitólio, Parque Mayer. As receitas do espetáculo, em que atuam nomes como Ana Moura, Samuel Úria, Noiserv, Best Youth e Miguel Araújo, revertem a favor daquela associação, o espaço foi cedido gratuitamente pela Câmara Municipal de Lisboa e a empresa municipal de cultura EGEAC. 

Uma iniciativa “que mobiliza naturalmente Lisboa, cidade solidária”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso. “O mundo sofre com o que acontece atualmente em Alepo, é preciso travar o sofrimento daquele povo e a solidariedade é também uma forma de combate”, disse o edil no início do espetáculo. 

Medina lembra ainda os milhares de refugiados que a guerra tem provocado e reitera a disponibilidade da autarquia para um esforço acrescido no acolhimento de muitos dos que procuram hoje na Europa refúgio. “Num quadro em que se fecham portas, erguem muros e crescem manifestações de racismo, xenofobia e intolerância, importa mais ainda afirmar Lisboa como uma cidade cosmopolita, tolerante e multicultural”, diz. Por isso, “tal como neste concerto acontece, sim é preciso e urgente quebrar barreiras e construir pontes”, sublinha. 

Ao palco subiram ainda, entre outros, Benjamim, Best Youth, D’Alva, Gospel Collective, Joana Alegre, Joana Barra Vaz, Luísa Sobral, Mikkel Solnado, Márcia, Noiserv, Rita Redshoes, Selma Uamusse, Tatanka, Tiago Bettencourt, Tó Trips e We Trust.

Segundo a ONU, cerca de 40 mil civis estão sitiados em Alepo, o principal bastião dos rebeldes que em 2011 iniciaram um combate contra o regime de Bashar al-Assad. A mesma organização refere ainda que a guerra na Síria já matou mais de 400 mil pessoas e obrigou mais de 4,5 milhões a fugirem.
A lotação da sala esgotou mas à entrada do Capitólio lia-se num cartaz que “é possível contribuir para os Médicos sem Fronteiras” com uma transferência bancária com as seguintes referências:

SWIFT Code: CAIXESBBXX ES57 2100 3063 99 2200110010
Mencionar: Iniciativa Concerto Solidário Portugal
Enviar comprovativo para emissão de recibo para  (com nome completo, NIF, morada postal completa, telefone e endereço eletrónico).

Pontos de Interesse

Intendente Festival celebrates world cultures

Organizado pelo Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania que, desde 2009, procura que o FMINT seja um evento âncora na promoção da interculturalidade em Lisboa. Este ano teve lugar no Dia Internacional da Diversidade. Para o...