Select Page

SOS Adolescência vence encontro regional da ‘Apps for Good’

Alunos do oitavo ano do Externato da Apresentação de Maria venceram as distinções do júri e do público, para melhor solução tecnológica, no quarto Encontro Regional da competição ‘Apps for Good’. O evento decorreu, esta tarde, na Escola Secundária Francisco Franco.

A equipa ‘El Trio’, representada pelos alunos Hugo Oliveira e Luís Falcão, apresentou uma aplicação que pretende ajudar as crianças vítimas de ‘bullying’ a entrar em contacto com um psicólogo, “de forma anónima e sem gastar um cêntimo”, explica Hugo. Márcia Santos, a professora responsável, lembra que o caminho até aqui envolveu ”muitos avanços e recuos, persistência e ajuda mútua”.

Participaram na sessão sete equipas. Cinco do oitavo ano do Externato da Apresentação de Maria e duas do sétimo da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, da Ribeira Brava. Os outros concorrentes mostraram ideias relacionadas com a actividade física, o ambiente, a solidariedade, os animais e o estudo. O júri era composto por membros da Direcção Regional da Educação, da Universidade da Madeira, da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e da Galp.

Jorge Carvalho, secretário regional da educação, marcou presença no evento. Assinala o contributo do projecto para a capacitação “dos alunos e professores para a lógica do trabalho em equipa e dos processo facilitadores que a tecnologia hoje possibilita”.

“Vamos entrar na sexta edição da competição e as inscrições estão abertas. Cabe agora a todos os alunos, professores, convidados, Direcção Regional da Educação e todos os presentes fazer com que a Madeira vá aumentando o número de escolas participantes”, exorta João Baracho, director executivo do Center of Digital Inclusion (CDI). “Os trabalhos que saem daqui são sempre fantásticos”, acrescenta.

O que é a ‘Apps for Good’?

Lançado pela organização não-governamental CDI, o ‘Apps for Good’ é um programa internacional que pretende desafiar jovens dos 10 aos 18 anos e professores de todas as áreas disciplinares a criar aplicações para smartphones e tablets. O objectivo é dar resposta a problemas da sociedade, relacionados com a sustentabilidade.

A Madeira recebeu a competição pelo segundo ano consecutivo. Este foi o quarto e último Encontro Regional, depois do certame ter passado pelos Açores, Valongo e Oeiras. Na final, que decorre no dia 13 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), estarão presentes 22 equipas e será distinguida a melhor solução tecnológica.

Pontos de Interesse

Todas as escolas já têm professores colocados

A manchete deste domingo diz que 2.500 professores já colocados, e explica que “juntando aos cerca de 3 mil que pertencem aos quadros de escola, são já cerca de 5.500 os docentes que sabem onde vão leccionar no próximo ano, fruto da antecipação dos prazos de...

Gastos com Saúde em crescendo

A despesa pública com o sector da Saúde não pára de crescer a notícia que faz manchete na edição de hoje do DIÁRIO revela que aumentaram os gastos com os privados na saúde. Em 2018 foram canalizados 65 milhões de euros para diversas entidades. Segundo o Instituto de...