Select Page

STCP põe fim a anos de perda e recupera a confiança dos clientes

Em 2016, e pela primeira vez em seisanos, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) registou umcrescimento da procura: teve mais 200 mil passageiros, num total de 69,4 milhõesde clientes.

 

Com este aumento da procura, de 0,3%, aempresa inverteu a tendência negativa dos últimos anos, ” recuperando aconfiança dos clientes e voltando a ganhar quota de mercado”, revelou emcomunicado a STCP, que ontem aprovou o Relatório e Contas de 2016.

 

De acordo com o relatório, o aumento depassageiros foi “especialmente notório ao longo do segundo semestre do ano,período em que a empresa conquistou mais de um milhão de novos clientes” e”teve reflexos diretos a nível dos resultados, com melhorias significativas emdiferentes indicadores”.

 

Em 2016 a receita da STCP aumentou em1% face a 2015, cifrando-se nos 42,7 milhões de euros. Já os custosoperacionais foram reduzidos em 2,2%, diminuindo para os 47,7 milhões de euros.”Do rácio entre ambas as colunas resulta uma taxa de cobertura de 89,3%,superior em 3,3 pontos percentuais à alcançada em 2015″, afirma a STCP emcomunicado divulgado pela Agência Lusa.

 

Ainda de acordo com o Relatório eContas, os resultados operacionais de 2016 apresentaram “uma melhoria de 42%,para os 12,3 milhões de euros negativos”.

 

“Já em termos de resultados líquidosverifica-se um desagravamento de 4,8 milhões de euros face ao ano anterior, comperdas de 26,8 milhões de euros (uma melhoria de 15%). A dívida remunerada daSTCP terminou o ano com uma diminuição de 13% quando comparada com o períodohomólogo, cifrando-se agora em cerca de 370 milhões de euros”, acrescenta.

 

A operadora destaca ainda o”investimento nos recursos humanos” feito em 2016, com a “contratação de 108novos motoristas”, o que permitiu que “a taxa de cumprimento dos serviçosplaneados melhorasse substancialmente, sendo agora de 95%”.

 

Também em 2016 se assistiu a um”aumento da produção”, tendo os autocarros da STCP percorrido 21 milhões dequilómetros, “mais 5,7% do que no ano precedente”.

 

Recorde-se que está a decorrer oprocesso de transferência da gestão da STCP para os seis municípios abrangidospela operadora (Porto, Maia, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Valongo e Gondomar),dependendo a sua concretização apenas do visto do Tribunal de Contas, com odossiê desde fevereiro.

 

Já no âmbito do acordo de transição dagestão da STCP para os municípios, a empresa lançou em abril o concurso públicointernacional para a aquisição de uma nova frota “verde”, traduzida em 188novos autocarros: 173 movidos e gás e 15 elétricos.

Pontos de Interesse

Um dia de Sting pela Frente Atlântica do Porto

Sting, que ontem actuou no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, quis chegar de véspera para conhecer o Porto. Passeou pela cidade no sábado e acabou a jantar em Matosinhos, no que considerou ser o restaurante mais bonito do mundo.   Segundo conta o suplemento...