A STCP apresentou esta segunda-feira, na Estação da Trindade,o autocarro urbano 100 por cento elétrico e sem ruído – denominado eBUS -, queestá atualmente a ser testado em duas linhas da rede. É mais um passo para arenovação da frota e a aposta em veículos amigos de ambiente.
Preparando o lançamentode um concurso público para a aquisição de 15 autocarros totalmente elétricos,que deverão estar em circulação até 2018, a STCP apresentou esta segunda-feira,na Estação da Trindade, o autocarro 100 por cento elétrico e zero emissões de CO2que, até 6 de março, está a ser testado em duas linhas (a 302 e a 904) queservem os centros históricos do Porto e de Gaia.
Os testes em curso pretendemaferir, em operação real, as características destes autocarros e perceber ascondições que a STCP “deverá colocar no caderno de encargos para aquisição de15 autocarros elétricos”, segundo revelou Jorge Delgado, presidente do Conselhode Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
O concurso, a ser lançadoem março, inclui ainda a aquisição de 282 novos autocarros movidos a gásnatural e faz parte da primeira fase do plano de renovação e modernização da frotada STCP. A meta passa por ter apenas 10 por cento de autocarros movidos acombustível tradicional no final desta primeira fase, em 2019.
As linhasselecionadas para o teste do eBUS assumem percursos em zonas de tráfegointenso, destacando-se a linha 904, que liga o centro do Porto (desde os Aliados)com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela ponte do Infante, e a linha302, de que se destacam as ligações entre Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo24 de Agosto e Praça D. João I.
Os horáriossão variados diariamente, de modo a maximizar o número de diferentespassageiros com acesso ao denominado eBUS.
Desenvolvido emPortugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições daUniversidade do Porto, o eBUS é um autocarro 100 por elétrico, com autonomiapara 80 quilómetros e capacidade para 35 lugares, atingindo uma velocidade máximade 70 km/h.
Equipado combaterias Siemens de última geração, que podem ser carregadas em apenas 30minutos, o eBUS destaca-se pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e reduçãosignificativa dos custos de energia e manutenção.
Durante a cerimónia,presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e quecontou com a presença, entre outros, do presidente da Câmara do Porto, RuiMoreira, e do presidente do Conselho de Administração da Salvador Caetano, JoséRamos, foi ainda revelado que a STCP voltou a ganhar clientes em 2016, “pelaprimeira vez em seis anos”.
“Ainda que ligeiro”, oaumento correspondeu a um ganho “de cerca de 200 mil clientes”, revelou JorgeDelgado, destacando “o aumento de 1,2 milhões de clientes transportados nosegundo semestre do ano”.