Select Page

Storytelling about Human Rights

“Conta-me Histórias!”, na biblioteca Camões, foi uma das propostas de um ciclo que começou, esta manhã, em três bibliotecas: Natália Correia, São Lázaro e Camões.

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, acompanhado de crianças e seus familiares, ouviu  histórias contadas e representadas pela psicoterapeuta, Cláudia Fonseca. Nascida no Rio de Janeiro, com raízes no nordeste do Brasil, “de onde vem a sua voz de contadora”, a narradora procurou sempre transmitir “o outro lado, o lado das coisas boas da vida”.

Como a história de Maruxa, que tratava “de tudo em casa sozinha”, “até que um dia…”, “…trabalho e descanso sempre em companhia”. Histórias simples, mas carregadas de simbolismo, salientou a animadora, como a do homem alto e a mulher baixinha, ou os ovos misteriosos.

“Casa”, a música eterna de Vinicius de Moraes, uniu grandes e pequenos num final de convívio, que cumpriu o objetivo: explorar a temática dos Direitos Humanos em sessões “participadas”, que “desafiam os ouvintes”.

Durante todo o dia, os contadores e as contadoras – Adriano Reis, Antonella Gilardi, António Gouveia, Bru Junça, Cláudia Fonseca, Susana Cecílio – vão contar histórias, numa iniciativa enquadrada no – Programa Municipal de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos.

Pontos de Interesse

8º Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus

Entre 25 de abril e 25 de maio, encontram-se abertas as candidaturas para a 8ª edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus.Em 2017, serão contemplados os projetos que visem potencializar a capacidade educativa dos museus e do património museológico na...

Ano Europeu do Património Cultural 2018

Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da...