Dois vultos da cultura nacional dão a partir de agora o nome a ruas de Lisboa junto à Alameda da Universidade: Rua Professor Oliveira Marques e Rua Professora Teresa Ambrósio.
A cerimónia de descerramento das placas toponímicas ocorreu no dia 7 de junho na presença de Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da autarquia, André caldas, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Fernando Lima, Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, familiares, académicos e amigos dos homenageados.
Com a inscrição destas duas placas a CML presta homenagem a estes dois vultos da cultura, disse catarina Vaz Pinto, acrescentando que é uma “feliz coincidência a atribuição dos topónimos neste local”.
Igual opinião foi manifestada por André caldas, para quem “homenagear os ilustres pensadores” junto à Alameda da Universidade e Torre do Tombo, constitui uma referência única no âmbito da historiografia e pedagogia portuguesas.
Oliveira Marques (1933–2007)
Foi um dos grandes historiadores portugueses e notável professor universitário. Fundador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o primeiro diretor da Biblioteca Nacional, após o 25 de Abril.
O Professor Oliveira Marques deixou uma obra imensa que formou sucessivas gerações de estudiosos e investigadores.
A inscrição do seu nome na toponímia de Lisboa testemunha o valor atribuído ao papel da memória como elemento essencial à construção de uma identidade sólida, à formação da cidadania e de um sentido de comunidade.
Teresa Ambrósio (1937-2006)
Mulher feita de liberdade e responsabilidade em partes iguais, senhora de uma enorme capacidade de trabalho, foi desde a sua juventude sinónimo de uma vida consagrada às causas da Democracia e da Educação em Portugal, bem como à elevação do papel da mulher nos campos da Cultura, da Educação e da Política, sendo ela própria a primeira mulher a presidir ao Conselho Nacional de Educação, soma de razões para a Câmara Municipal de Lisboa a homenagear tornando o seu nome memória numa rua da capital.