Select Page

Tecnológicas do Óbidos Parque na Web Summit 2018

A menos de duas semanas do arranque em Portugal do maior evento tecnológico mundial, uma nova fase começa para as empresas Agriw – Tech to Grow, MakeWise e Newoxygen. Depois de uma primeira experiência em 2017, as três empresas do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos preparam-se para voltar a participar na Web Summit, com soluções tecnológicas para as áreas do Retalho, Transportes, Logística e Agricultura.

O regresso, afirmam, valida a importância que reconhecem ao evento, quer pela sua magnitude e projeção, quer pelas oportunidades que potencia.

“Significa o continuar de um trabalho de promoção e divulgação internacional da MakeWise e dos nossos produtos e serviços”, começa por explicar Gonçalo Abreu, Managing Partner da tecnológica. “Os contactos e as oportunidades que surgiram de participações anteriores têm dado frutos, pelo que a avaliação que fazemos é francamente positiva. Logo, faz sentido para nós continuarmos a marcar presença”.

Ricardo Cardoso, CEO da Agriw, que regressa à cimeira com o seu Agrozapp, explica que a edição 2017 – “muito intensa” antes, durante e depois de terminada – “serviu para percebermos o potencial mediático que o Agrozapp pode ter”. “Este ano, com a experiência do ano anterior, vamos tentar tirar o máximo partido da exposição”. E “independentemente da taxa de concretização de contactos, parcerias ou leads, o processo de preparação para o evento é, só por si, muito enriquecedor, ajudando-nos a simplificar, sistematizar e a melhorar a forma como comunicamos habitualmente”.

O que vão promover

À Web Summit, as tecnológicas do parque vão levar, claro está, inovação. “Nós ajudamos as empresas a ganhar mais dinheiro ao automatizarmos operações do dia a dia através de visão por computador e Inteligência Artificial. Vamos estar a fazer demonstrações ao vivo de soluções que desenvolvemos para as áreas de Transportes, Logística e Retalho. Fica o desafio para que nos visitem e experimentem, em primeira mão, o profundo impacto que estas tecnologias têm na vida de uma empresa”, convida Gonçalo Abreu.
A Newoxygen leva também consigo uma solução para a área dos Transportes, a bTransport, e que integra quatro produtos: uma plataforma online que gere uma comunidade de transportadores e seus possíveis clientes, uma app que disponibiliza aos motoristas de transportes internacionais os documentos necessários ao processo de controlo e transporte de mercadorias, um Software de Gestão, e ainda uma aplicação que integra e uniformiza dados dos diferentes operadores de localização de veículos.

Para a Agriw, o foco será comunicar o produto Agrozapp – Plataforma para Agricultura 4.0 baseada em Inteligência Artificial. “Vamos fazer demonstrações para explicar a rapidez e a simplicidade do sistema, e oferecer algumas licenças de utilização para produtores interessados. Estamos também a tentar que o nosso assistente virtual ‘Agrozapp Toscan’ esteja preparado para poder ser utilizado pelo público durante o evento”.

Expectativas altas

As expectativas para este ano são ainda mais elevadas do que em 2017. “O nosso principal objetivo este ano é obter financiamento. Temos produto, temos a validação do mercado, necessitamos de dar o salto.
Temos estado em negociações com investidores nacionais, pelo que a nossa principal expectativa é conseguir arranjar um financiamento conjunto entre uma grande entidade internacional e um investidor nacional”, revela Ricardo Cardoso, da Agriw.
“As expectativas vão aumentando de ano para ano”, diz Gonçalo Abreu, da MakeWise. “Este ano vamos com um maior enfoque nos clientes e parceiros internacionais e temos objetivos bem definidos sobre o que queremos obter da Web Summit. Espero daqui a algum tempo poder dizer que os concretizámos”.
Já a Newoxygen espera conseguir “validar a valência técnica e a viabilidade financeira da solução bTransport junto do mercado, em especial nos países que aderiram à convenção e-CMR”. “Por outro lado, pretendemos apoios e possíveis parceiros na internacionalização do produto”, revela Paulo Sábio, um dos responsáveis da tecnológica.
Mais 10 anos de Web Summit Sobre a permanência futura da Web Summit por Portugal, Gonçalo Abreu afirma: “São mais 10 anos em que vamos ter o mundo da tecnologia a visitar-nos em nossa casa. Penso que é algo muito positivo e que conquistámos – mesmo com concorrência de peso – pelo mérito demonstrado na organização e acolhimento deste evento. Agora temos de aproveitar ao máximo”.
“Um evento deste tipo traz perto de 90 000 pessoas de 160 países a Portugal durante uma semana. Isso é fantástico, quer em termos económicos, quer em termos de montra para as empresas tecnológicas”, afirma Paulo Sábio. “Não é por acaso que Portugal está entre os 30 primeiros países do ranking mundial de desenvolvimento tecnológico. Os sucessivos programas de incentivo à modernização tecnológica lançados pelos últimos governos, assim como a capacidade empreendedora e inovadora das empresas portuguesas, permitiram manter este evento em Portugal por mais uma década. Serão mais 10 anos de sucesso garantido para a Web Summit”.

Participação revela “esforço de inovação”

A Web Summit posiciona-se como o maior e mais importante evento tecnológico a nível mundial e decorre, pelo terceiro ano consecutivo, mesmo aqui ao lado. “É notável voltarmos a ter as nossas empresas na cimeira, o que fica a dever-se tão só ao esforço de inovação que têm demonstrado, e que o Parque tem procurado ajudar, dentro daquilo que é possível”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.
A Web Summit 2018 decorre de 5 a 8 de novembro, reunindo centenas de empresas, startups de topo e oradores de grande influência e importância como Ev Williams (fundador do Twitter e do Medium), Young Sohn (presidente e CSO da Samsung), Brad Smith (presidente da Microsoft), Ben Silbermann (CEO e Cofundador do Pinterest) ou Tim Berners-Lee, fundador da World Wide Web (WWW).

Press Release (pdf)

Pontos de Interesse

Dois cursos de costura no Espaço Ó, em Óbidos

O Espaço Ó, em Óbidos, localizado junto da Porta da Vila, vai receber, no início do mês de novembro duas formações em Costura. Um dos modelos será sobre as “Bases da Costura” para iniciados, que decorre de 8 de novembro de 2016 a 24 de Janeiro de 2017. Formação: de 36...

Acender da tocha olímpica adiado para 25 de Abril

Devido às más condições meteorológicas previstas, a organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai adiar o evento do acender da Tocha Olímpica programado para esta sexta-feira, dia 5 de Abril, na praça de Santa Maria. Como há previsão de chuva também...

100 utentes do Melhor Idade com atividades de Verão

De 01 a 5 de agosto está programado um conjunto de atividades, que vão decorrer na praia do Bom Sucesso e na casa da Praia da Câmara Municipal de Óbidos, dirigidas aos utentes do programa municipal “Melhor Idade”. Ao todo, serão cerca de 100 os utentes desta rede...