A Almedina e Câmara do Porto lançaram ontem um livro sobre a gastronomia portuense, da autoria do Chef Hélio Loureiro. Com edições em Português e Inglês, foi apresentado pelo escritor Mário Cláudio, na Casa do Infante, e tem como título: “À Moda do Porto – Gastronomia com história ao alcance de todos”.
O livro reúne as receitas dos pratos mais tradicionais do Porto, envolvendo-as em histórias e curiosidades. De um modo acessível a todos, abre as portas a uma viagem pelos sabores da cidade.
Na apresentação, Mário Claudio apenas lamentou, pela primeira vez, estar a apresentar um livro “que não provou”, arrancando uma gargalhada à sala repleta do museu portuense. Já Hélio Loureiro chamou a atenção que “a tradição também se constrói” e que “é nossa obrigação criar e deixar à cidade novas tradições e costumes”. Num discurso que passou muito além da gastronomia, o Chef disse que a cidade tem que saber reinventar-se, como a gastronomia, recordando que “a francesinha tem apenas 50 anos, e no entanto é já uma tradição na cidade”, rematando “temos que também ser capazes de criar coisas novas e deixar novas tradições”, referindo-se à dinâmica atual que o Porto atravessa.
Reconhecido investigador da história e paladares do Porto, onde nasceu, Hélio Loureiro chamou a participar no projeto alguns dos Chefs mais proeminentes da cidade, como António Vieira, Camilo Jaña, chefe Cordeiro, Inês Diniz, João Pupo, Luís Américo, Marco Gomes e Rui Paula, sendo que todos eles partilham uma receita inspirada na cidade.