Select Page

Tempo quente e risco de incêndio florestal

1 – Situação Meteorológica:
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio, sendo de destacar nos próximos dias, em particular até dia 23 de agosto:
Aumento da temperatura, para valores variando entre os máximos de 26ºC e os 30ºC, e os valores mínimos entre os 16º e 18º;
Vento fraco a moderado do quadrante norte e oeste, soprando, temporariamente com rajadas fortes;
Valores de humidade relativa do ar com um decréscimo para os 20% – 30% durante a tarde, sendo que, no período noturno não se registarão valores superiores a 50%.

Risco de Incêndio:
Aumento gradual dos índices de risco de incêndio, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios;

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

2 – Efeitos Expectáveis
Incremento do perigo de incêndio para valores muito elevados a máximos, na generalidade do território, determinados pelas condições meteorológicas acima expressas e pelo estado de secura da vegetação.

Aumento das ignições face à atividade humana junto dos espaços rurais.

3 – Medidas Preventivas
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Óbidos recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível no Corpo de Bombeiros e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Aviso (pdf)

Pontos de Interesse

Convívio do Santo Antão na Sancheira Grande, Óbidos

Realiza-se, no próximo dia 5 de fevereiro, com início às 13h00, um Convívio do Santo Antão, na localidade de Sancheira Grande, Óbidos, a favor da Comissão de Festas em Honra do Divino Espírito Santo – 2017. O evento decorre na sede da ARDUS – Associação...