O Vice-Presidente do Governo destacou hoje, na Praia da Vitória, o enorme sucesso do projeto ‘Terceira Tech Island’ na captação de empresas para a ilha Terceira e na formação avançada em programação informática, que tem um grande potencial de empregabilidade.
“O projeto Terceira Tech Island’ é uma excelente e sólida realidade”, afirmou Sérgio Ávila na sessão de encerramento do segundo curso de programação, que contou com mais 20 formandos, adiantando que o “sucesso de integração dos primeiros 20 formandos” e o interesse que existe por parte das empresas em programadores “é prova disso mesmo”.
“O interesse que existe por parte das empresas por programadores demonstra que estamos no caminho certo”, reforçou o titular da pasta do Emprego e da Competitividade Empresarial, evidenciando a capacidade do referido projeto, de atrair empresas para a ilha Terceira na área da programação.
“Posso dizer que nós já temos instaladas ou em fase de instalação seis empresas nacionais e internacionais que irão não só necessitar dos recursos humanos que estamos a formar, como já nos demonstraram que precisam de muitos mais recursos humanos”, disse.
“Neste momento, não é uma questão de terem colocação”, continuou, considerando que, ao contrário de uma lógica normal de mercado, o que o Terceira Tech Island conseguiu que fossem “as empresas a procurarem os nossos formandos e não os nossos formandos a terem a necessidade de procurarem empresas”, frisou Sérgio Ávila, anunciando o arranque, em setembro, do terceiro curso de formação avançada em programação informática para 40 formandos.
“Nós vamos, a partir de setembro, duplicar o número de alunos que vamos formar de quatro em quatro meses”, adiantou, realçando que as inscrições para o próximo curso estão abertas até 18 de agosto.
O Governo dos Açores prevê que, em 2018, o mercado receba 80 programadores e que, até ao final de 2019, existam 200 programadores empregados nas empresas instaladas na ilha Terceira.
“Aquilo que nós definimos como um objetivo estratégico e um dos principais projetos para criar alternativa à redução da atividade da Base das Lajes, é hoje, um enorme sucesso”, destacou.
“O Terceira Tech Island é um projeto de enorme sucesso, com enorme grau de empregabilidade. É uma oportunidade de se apostar numa carreira de sucesso”, reforçou o Vice-presidente do Governo.