O Presidente do Governo visitou hoje o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV, onde anunciou que o Conselho do Governo já aprovou o concurso público para a primeira fase de atribuição dos espaços a empresas que pretendam instalar-se nesta infraestrutura, que representou um investimento superior a 10 milhões de euros.
“O Conselho do Governo aprovou, esta segunda-feira, o lançamento do concurso público da primeira fase com este objetivo, para que, em meados do próximo ano, possamos ter em funcionamento o TERINOV”, afirmou Vasco Cordeiro, no segundo dia da visita de trabalho do Governo dos Açores à ilha Terceira.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou ainda que a parte de construção civil do TERINOV já está concluída e que já foi também lançado o concurso público para a aquisição do respetivo mobiliário e equipamento.
“Temos, até ao momento, mais de quatro dezenas de empresas que já manifestaram interesse em instalar-se aqui. São empresas de diversa proveniência que respondem ao desafio lançado nas áreas fundamentais para a Região a que o TERINOV se dirige”, destacou.
Na ocasião, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que será lançado em breve o concurso para a construção de um novo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – NONAGON, uma vez que está esgotada a atual capacidade, enquanto, na ilha do Faial, está em desenvolvimento o processo de instalação do Observatório do Atlântico.
No segundo dia desta visita de trabalho à Terceira, o Presidente do Governo visitou ainda dois projetos aprovados no PO Açores 2020 alinhados com a estratégia RIS3, que estão a decorrer no Pólo da Terceira da Universidade dos Açores.
Financiados pelo Governo dos Açores em 150 mil euros cada, estes projetos referem-se a projeções das alterações climáticas nos Açores para o século XXI e à avaliação do metabolismo embrionário bovino como estratégia para prever o sucesso da gestação, visando a criação de conhecimento competitivo, particularmente em embriões de bovinos de alta qualidade genética, agregando valor ao produto.
De acordo com o Presidente do Governo, estes são dois dos 22 projetos aprovados na primeira edição do concurso para apoio a projetos de investigação alinhados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente da Região (RIS3), no valor de 2,9 milhões de euros, para três anos.
A segunda edição do concurso de apoio a projetos de investigação científica foi lançada este ano, sendo que os resultados serão conhecidos antes do final do ano.
Relativamente à primeira edição, Vasco Cordeiro anunciou o reforço do investimento global, em cerca de 14%, que passará de 2,9 milhões de euros para 3,3 milhões, sendo reforçado também o valor por projeto, que passará de 150 mil para 180 mil euros cada.
“Tudo isto se insere num conjunto de medidas que o Governo dos Açores tem implementado para, no âmbito da investigação e da ciência, poder criar as condições propícias ao desenvolvimento destes projetos, ao emprego científico e à investigação de relevância para a Região”, destacou Vasco Cordeiro.