Select Page

TERINOV entra em funcionamento este ano com objetivo de atrair empregos qualificados, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo visitou hoje as obras de construção do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV, um investimento superior a nove milhões de euros que entrará em funcionamento este ano com o objetivo central de contribuir para a criação de emprego qualificado na Região.

 

“O objetivo deste investimento, assim como de outros investimentos do género que o Governo tem promovido na Região, é o de garantir que o processo de recuperação económica que temos assistido nos últimos tempos – ainda hoje foram divulgados números do emprego que dão nota desse crescimento – seja cada vez mais sustentável e, sobretudo, que se alicerce em áreas que criem emprego qualificado”, adiantou Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas após ter visitado as futuras instalações, o Presidente do Governo anunciou que deverá ser lançado no próximo mês o concurso público para a aquisição do equipamento, estimando-se que, no final do primeiro semestre ou no início do segundo semestre deste ano, o TERINOV esteja devidamente concluído e equipado.

 

“Este é um Parque de Ciência e Tecnologia que se direciona para áreas específicas e complementares com outras infraestruturas que existem na Região. Neste caso, estamos a falar de áreas ligadas à biotecnologia, à indústria agroalimentar, às energias renováveis, ao ambiente e às indústrias criativas, entre outras, que vão reforçar a capacidade que a Região tem para atrair este tipo de indústrias”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Também no primeiro semestre deste ano está previsto o concurso para a atribuição de espaços às empresas no TERINOV, adiantou o Presidente do Governo, ao salientar que existem já mais de duas dezenas de empresas que manifestaram o seu interesse nesse sentido.

 

Através da reabilitação de uma área superior a 5.000 m2, o TERINOV terá uma zona para a incubação de empresas, espaços de ‘coworking’, áreas destinadas a indústrias culturais e criativas, assim como alas de laboratórios de investigação e desenvolvimento para a indústria agroalimentar e para biotecnologia, e um laboratório para a inovação em produtos lácteos.

 

Localizado nas antigas instalações da Universidade dos Açores em Angra do Heroísmo, contempla ainda espaços administrativos, nomeadamente salas de reuniões e uma sala multifunções, bem como espaços comuns, entre os quais uma cafetaria e um ‘lounge’.

 

Na área exterior envolvente será criada uma zona para instalação de estufas e um parque de estacionamento, prevendo-se ainda uma área de loteamento para futuros edifícios.

Pontos de Interesse