19 de janeiro de 2019 marca a abertura ao público das Termas de Amarante.
“Após décadas de expectativa gerada no seio da nossa comunidade, a Câmara Municipal deu, finalmente, resposta a este anseio dos Amarantinos” começou por referir o Presidente da Câmara Municipal, José Luís Gaspar, na cerimónia de inauguração que contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.
O Presidente da Autarquia referiu ainda “Sabíamos, desde sempre, que este projeto era muito importante para Amarante – porque acrescenta património e acrescenta valor à nossa marca; coloca o investimento público ao serviço da população e alavanca também o desenvolvimento económico”.
José Luís Gaspar lembrou as preocupações com a construção do edifício nomeadamente “com a sustentabilidade ambiental e com o enquadramento na paisagem”.
E concluiu dizendo “é com este tipo de investimento que esperamos marcar os destinos da nossa terra.”
Na sua intervenção a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, destacou a localização das Termas de Amarante, “bem enquadradas ao lado do rio Tâmega”, e afirmou “é sempre um bom dia quando se abre um novo espaço a pensar na saúde dos portugueses.”
As Termas de Amarante irão funcionar de segunda a domingo, entre as 9h00 e as 20h00, e terão capacidade de atendimento diário para cerca de 60 pessoas em tratamentos das vias respiratórias e 50 em balneoterapia.
Desde 13 de agosto de 2018, por do Despacho n.º 7733/2018, da Direção Geral de Saúde, estão reconhecidas as indicações terapêuticas para doenças do aparelho respiratório (Rinites alérgicas, sinusites, laringites, asma brônquica e alérgica e DPOC) – doenças reumáticas e músculo-esqueléticas (Sequelas de traumatismos osteoarticulares, osteoartroses, reumatismos inflamatórios e abarticulares, entorses e sequelas de fraturas).
Recorde-se que a primeira grande referência histórica às águas minero-medicinais de Amarante surge no Aquilégio Medicinal de Francisco da Fonseca Henriques, em 1726. Em 1895 é atribuído o primeiro alvará de concessão de termalismo em Amarante, tendo passado para a Câmara em 1968. Em 2013, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, avança com o projeto para a construção das Termas. Em 30 de setembro de 2016 é lançada a primeira pedra da obra agora inaugurada.