Select Page

The hour of code at Town-Hall

Aprender a linguagem de programação foi durante muito tempo algo reservado a poucos, mas essa é uma realidade que a Câmara de Lisboa quer mudar.  

Por isso o projeto Academia de Código mobilizou a 12 de dezembro alunos do ensino básico e adultos, entre eles o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e transformou o Salão Nobre numa autêntica sala de aula, para, em sessões de uma hora, mostrar como afinal não é assim tão difícil programar. 

“Quem costuma jogar no computador em casa?” Os braços no ar respondem ao vereador o que se imaginaria, gestos que se repetem mas com mais entusiasmo quando Duarte Cordeiro inquire a pequenada sobre a vontade de aprenderem a programar os seus próprios jogos.

E lançaram-se ao desafio, de manhã alunos do ensino básico, à tarde adultos que se inscreveram antecipadamente, apoiados pelos monitores da Academia de Código. 
Uma iniciativa que Duarte Cordeiro considera “muito importante” para a preparação dos jovens e para o desenvolvimento futuro. A programação está hoje em todos os níveis da nossa vida, frisa, e o ensino da linguagem de programação aos jovens dá-lhes mais condições para que entendam o mundo.

Rui Ferrão é diretor técnico da Academia de Código, esteve lá com a criançada e explica que a Hora do Código é um movimento global que teve início nos Estados Unidos e chegou mesmo a mobilizar o Presidente Obama. Esta é a Semana Europeia do Código, explica, adiantando que a iniciativa consiste em aulas de uma hora, com o objetivo de incutir nas crianças “os gostinho pela programação”.

Apenas crianças não, pois à tarde foi a vez dos adultos e a Academia de Código tem vindo de resto a levar a cabo ações de formação nesta área para adultos, com excelentes resultados de inserção posterior no mercado de trabalho. 

Pontos de Interesse

Cities on the fast track to end the HIV epidemic

O vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso, esteve presente, no dia 29 de maio, no lançamento do projeto Fast-Track Cities – “Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH”. A Câmara Municipal de Lisboa...

Voice to the children

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, foi ouvir crianças e jovens na Casa dos Direitos Sociais, para saber o que elas querem para a sua cidade e apresentar o Plano de Ação Local 2017-2020, no âmbito da candidatura a...