A Polícia de Segurança Pública de Elvas (PSP), no âmbito da realização este domingo, dia 23 de abril, da prova de Triatlo Internacional denominada “II Dx2 Trialqueva Internacional Elvas – Olivença”, alerta para alguns condicionamentos na circulação rodoviária.
Assim sendo, e dado que a prova vai passar na zona urbana da cidade de Elvas, na modalidade de ciclismo, num circuito com entrada pela ER 373 (zona sul da cidade), passagem pela Estrada Stª. Rita, Av. António Sardinha, Av. De Badajoz, Estrada Militar, Portas da Esquina, diversas artérias do centro histórico e saída pelas Portas de Olivença, Rossio do Meio e Estrada de Torre de Bolsa, é imprescindível garantir a segurança aos atletas em competição.
Para tal, a PSP vai fazer o policiamento da competição, entre as 7.30 e as 10 horas, estando neste período condicionada ou mesmo interdita a circulação de viaturas nas seguintes artérias:
– ER 373 – No sentido Juromenha Elvas, desde a zona dos Cucos até ao cruzamento da Estrada Stº. Rita;
– Estrada Stº. Rita;
– Av. António Sardinha – Desde o cruzamento da Estrada Stº. Rita até à rotunda do Tribunal;
– Av. De Badajoz – Sentido Rotunda da Pousada – Rotunda dos Arcos completamente interdito. Em sentido inverso, o trânsito oriundo da rotunda dos arcos será desviado para a Av. Da Piedade;
– Estrada Militar;
– Portas da Esquina, Av. 14 de Janeiro, rua dos Quarteis, largo de Alcáçova, Portas do Sol, Praça da República, rua da carreira, rua de Olivença e Portas de Olivença, completamente interditas à circulação automóvel;
– Troço urbano da ER 373, entre o cruzamento da rua Mariana Martins e a rotunda do Combatente, completamente interdito à circulação automóvel; Rua do Rossio do Meio, interdito no sentido Rotunda do Combatente – Rotunda do LIDL.
Além disso, e sendo expectável que sejam condicionadas as artérias que confluem às acima indicadas, o Comando desta força policial, deixa alguns conselhos sendo que para aceder ao centro histórico, os condutores devem utilizar as Portas São Vicente; para sair, podem utilizar esta via ou a Av. 1º. De Maio (Viaduto), seguindo posteriormente pela Av. De Badajoz em direção à rotunda da Pousada. Os condutores que pretendam atravessar a cidade através do seu eixo principal (av. de Badajoz) devem optar pelo seguinte: No sentido de Espanha, na rotunda do Arcos da Amoreira, tomar a circular à cidade em direção à Boa-fé, rotunda do Estádio de Atletismo, Quinta do Paraíso e Rotunda das Pias. Em sentido contrário, na rotunda das Pias, seguir em direção à rotunda do Estádio de Atletismo e aqui tomam a circular à cidade.
Para acesso às superfícies comerciais existentes na zona da Fonte Nova, deve ser feito através da rua Mariana Martins, rua da Ajuda e artérias daquele bairro.
Devem ainda respeitar a sinalização existente, as grades, pinos e a fita policial; prestar atenção e colaborar com os elementos policiais de serviço, não esquecendo que o seu objetivo, para além de zelar pela sua segurança e dos outros, passa por minimizar os transtornos na circulação rodoviária decorrentes do evento em causa; e considerando a velocidade utilizada pelos atletas, os peões devem ter especial cuidado ao atravessar a faixa de rodagem no circuito da prova, mesmo utilizando as passadeiras. Respeitar os conselhos dos elementos policiais e dos voluntários, devidamente identificados para o efeito, existentes ao longo do trajeto.