A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que o turismo deve apostar nas “melhores práticas de eficiência energética e gestão de energia”, evitando “desperdícios energéticos e, ao mesmo tempo, impulsionando o crescimento sustentável e a competitividade no setor”.
“Todos devemos ter uma atitude responsável, no sentido de apostar em práticas sustentáveis, pelo que, hoje, não podemos deixar de apelar a que todas as novas construções relacionadas com o setor do turismo tenham estas preocupações que, pela via regulamentar, se tornam possíveis através da certificação energética dos edifícios, fornecendo aos utilizadores informação sobre o desempenho energético do edifício”, frisou Marta Guerreiro.
A Secretária Regional salientou que, “em termos de políticas de incentivos ao investimento privado na Região, e com o apoio do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, Competir+, os promotores podem beneficiar de uma majoração do incentivo não reembolsável, se o projeto incluir investimentos elegíveis em eficiência energética”.
A titular da pasta da Energia referiu que, “com esta majoração positiva, o Executivo açoriano cria condições para que os novos investimentos possam ser pensados para serem energeticamente mais eficientes nos processos de climatização, na produção de águas quentes, entre muitos outros exemplos que permitem otimizar o consumo de energia através de equipamentos energeticamente eficientes, cuja aquisição é, igualmente, incentivada pelo Governo dos Açores, através do ProEnergia – programa de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis”.
“Queremos que se forme um movimento de arrasto em todo o tecido empresarial e institucional regional e a nossa principal intenção é dar a informação, as ferramentas essenciais e o apoio aos empresários e cidadãos para que, cada um de nós, possa desempenhar um comportamento ativo que eleve a sustentabilidade dos Açores”, sublinhou.
Marta Guerreiro afirmou que o papel do Governo Regional “é facilitar esse caminho e, por isso, consideramos que estas ações de sensibilização no setor energético são fundamentais para esclarecer os Açorianos e transformá-los nos agentes principais da promoção da eficiência energética”.
“Acreditamos que já estamos todos mais despertos para estes temas, mas queremos fazer do setor do turismo aquele que se assume, a nível internacional, como o motor e principal impulsionador do desenvolvimento sustentável, motivo pelo qual temos em curso o processo de certificação sustentável do Destino Açores, meta a alcançar durante este ano”, frisou.
Marta Guerreiro falava, na Lagoa, em S. Miguel, na sessão de abertura do VIII Encontro com a Eficiência Energética, dedicado ao setor hoteleiro.
Este evento, em edições anteriores, já se centrou na Indústria, Agricultura, Floresta e Pesca; nos Edifícios Públicos; nos Sistemas de Incentivos; nas Comunidades de Energia; nos Contratos de Desempenho Energético; na Mobilidade Elétrica e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social.