A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje, em Ponte de Sor, que a liberalização do espaço aéreo na Região permitiu uma notoriedade mais fortalecida do destino Açores.
“A liberalização do transporte aéreo doméstico para os Açores, que ocorreu no final do primeiro trimestre de 2015, o investimento na promoção que tem sido realizado e a melhoria das acessibilidades inter-ilhas, têm vindo a contribuir efetivamente para este crescimento”, frisou Marta Guerreiro, no painel sobre ‘Liberalização do transporte aéreo: vantagens para a economia e turismo’, no âmbito do Portugal Air Summit 2018.
Marta Guerreiro referiu que a evolução dos principais indicadores turísticos entre 2014, ano anterior ao novo modelo de acessibilidades, e 2017, é prova disso mesmo, com “um crescimento de 93% no número de dormidas, que representa a quase duplicação, quando consideradas todas as tipologias de alojamento, representando mais 1,1 milhões de dormidas, quando, em 2014, as dormidas totais eram apenas 1,2 milhões”.
“Em termos de proveitos totais, e na hotelaria tradicional, verificou-se um aumento de 96% de 2014 para 2017, alcançando neste último ano cerca de 90 milhões de euros”, acrescentou.
Relativamente ao emprego, a Secretária Regional referiu que, “em termos gerais, os dados sobre o mercado de trabalho no ano 2017 refletem também uma evolução favorável face ao ano 2014, passando a taxa de emprego de 57% para 63%, enquanto a taxa de desemprego decresceu de 16% para 9%”.
Marta Guerreiro salientou ainda que este paradigma “contribuiu decisivamente para uma mudança estrutural na economia regional, com impactos positivos, muito significativos, desde logo no turismo, que ganha uma nova dinâmica e que permite ainda potenciar muitos outros setores de atividade”.