O X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora terá lugar nos dias 29 e 30 de junho, na sede da UCCLA, e é organizado pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD).
O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, estará na sessão de abertura, pelas 14 horas.
O encontro tem como objetivo dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora, assim como fortalecer as relações entre autores e especialistas literários moçambicanos e portugueses.
A iniciativa serve, igualmente, para estudar formas de intercâmbio e de cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos na diáspora e os residentes em Moçambique.
Além de lançamentos de livros e leituras de poesia, o programa do encontro contará com a realização de debates e conferências sobre vários temas, destacando-se “Literatura Moçambicana”, “Literaturas Lusófonas”, “Relações Interculturais Lusófonas”, “Literatura, Criação, Intercâmbio e Lusofonia” e “Universalismo e Encontros com o Mundo”.
Serão homenageados Waldemar Bastos, Lívio de Morais, Gisela Ramos Rosa, e Manuel Araújo. Haverá, também, um momento de homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.
O encontro conta com o apoio da UCCLA, Embaixada de Moçambique, Observatório da Língua Portuguesa e Fundação Millennium BCP e terá a cobertura da RDP ÁFRICA, RTP ÁFRICA e a KURIAKOS TV.
A entrada é livre.