A cidade de Elvas vai ser “invadida”, pelo segundo ano consecutivo, pela arte contemporânea e em vários espaços da cidade como espaços públicos, associações desportivas e culturais de Elvas, no âmbito do evento “Festival A Salto”, que reúne trabalhos de dezenas de artistas.
A iniciativa, promovida pela Associação Cultural Umcoletivo, realiza-se de 28 a 30 de julho e pretende ser, segundo a organização, uma “tomada artística” à cidade de Elvas, com uma série de espaços não convencionais, como pano de fundo.
O objetivo é utilizar alguns edifícios, que têm um grande valor patrimonial e revitaliza-los, e vai contar com apontamentos de artes ‘performativas’, instalação pictórica, dança, teatro, desenho, urban art, artes digitais, videomapping, lançamento de revista, fotografia e instalação, entre outros.
Assim sendo, os artistas presentes vão mostrar à população os seus projetos artísticos, e, simultaneamente, desafiar os habitantes do concelho a integrar estas atividades, tendo como objetivo “ampliar” a oferta de atividades nesta área artística, e, Elvas, de caráter contemporâneo.
A Associação Cultural Umcoletivo pretende descentralizar estas iniciativas, normalmente realizadas apenas nas grandes áreas urbanas, numa cidade que é Património Mundial, numa inciiativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.