Um êxito para um “Interior Vivo “ com Território Coeso
Conferências de Aljustrel
O Município de Aljustrel e os seus parceiros na organização da 3ª edição das CA – Conferências de Aljustrel 2017 consideram que a iniciativa foi um êxito, pois os objetivos programados foram atingidos – contribuir para uma “Agenda do Interior” que seja uma real estratégia de desenvolvimento do todo nacional, com um “Interior Vivo”. Ou seja, Refletir para melhor AGIR!
Esta conclusão resulta da avaliações e felicitações que conferencistas, moderadoras/e relatoras fizeram chegar de viva voz aos organizadores, sem esquecer as mesmas impressões da maioria dos participantes com que as CA contaram no decurso dos dois dias de trabalhos.
É impossível destacar umas comunicações – contributos, pois todas, com grande diversidade, foram de grande qualidade.
Se Manuel Brandão Alves, António Oliveira das Neves, Teresa Pinto Correia e Álvaro Cidrais, economistas e geógrafos, nas suas especialidades e sub-temáticas apresentaram profundas reflexões para caminhos a trilhar, os “comentadores públicos” Luís Afonso e Daniel Oliveira muito questionaram e alvitraram, enquanto “olhares de fora”; teve-se, ainda, as pistas e contributos de vivências de Ana Cristina Teixeira e Tiago Teotónio Pereira.
Mas, jornalistas Ana Freitas, Flor Pedroso e Carlos Pinto desempenharam com maestria a função de moderadores. (em breve, tudo no site).
No Encerramento, Helena Freitas, Coordenadora da UMVI, relevou as reflexões-contributos destas Conferências, anunciando que nos inícios de Junho o Conselho de Ministros irá avaliar o Programa Nacional para a Coesão Territorial, com vista a corrigi-lo e adicionar novas medidas.
Dizer, ainda, que os debates, muito animados, foram fruto de muitas interpelações e perguntas de participantes em sala.
Contudo e porque em muito constitui uma resenha do muito que foi defendido, anexa-se a Conferência de Encerramento de José Reis, Economista da Universidade de Coimbra, ex governante e presidente da CCDR Centro, que se espera a todos desafie (estará disponível para ser interpelado. Título: “O TERRITÓRIO COMO URGÊNCIA: uma luta pela reconstituição do país”.
http://www.conferenciasdealjustrel.com/index.php?modulo=documentos
Na expectativa da vossa maior atenção e divulgação, estaremos à vossa disposição.
Equipa Confs.Aljustrel”17