O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, inaugurou a 15 de julho, a nova sede da Junta da União das Freguesias de Figueiró Santiago e Santa Cristina. A cerimónia contou com muitos populares que não quiseram deixar de marcar presença num dia relevante para a história da freguesia.
A nova sede nasceu naquela que foi a Escola do Assento, construída no final da primeira República, remodelada e ampliada nos anos 40. Uma instituição por onde passaram centenas de habitantes da freguesia. Recorde-se que no ano letivo 2009/2010 esta escola foi encerrada por falta de alunos.
Altura em que o Presidente da Junta de Freguesia, Daniel Pinheiro, imediatamente pensou em “conservar o edifício para a sede de junta”. Num misto de saudosismo e regozijo, enquanto discursava, recordou que ele próprio estudou naquela escola. O autarca referiu que “aqui se demonstra como é útil a recuperação de edifícios, harmonizando os saberes de ontem com os saberes de hoje. Este edifício, que hoje inauguramos, é um exemplo belo de reaproveitamento do passado e da sua recolocação ao serviço do presente e do futuro”. Daniel Pinheiro elogiou também o trabalho dos técnicos municipais envolvidos e agradeceu ainda a generosidade do munícipe António Vieira que doou mobiliário para a sede da Junta, agradecimento ao qual o Presidente da Câmara Municipal de Amarante também se associou.