Select Page

Unidades Locais de Proteção Civil

Foi esta terça-feira, dia 4 de Junho, apresentada, no auditório Casa da Música em Óbidos, a constituição de 7 Unidades Locais de Proteção Civil.

Segundo Carlos Guerra, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do País a ter unidades locais de Proteção Civil em todas as freguesias”. Endereçando os parabéns ao Executivo Obidense, concluiu, afirmando que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o País”.

Uma centena de pessoas integram as novas unidades locais de Proteção Civil, cobrindo 100% do território do concelho de Óbidos. Estas entidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil têm o objetivo de auxiliar na gestão e de risco e prevenção, ajuda e socorro de pessoas, bens e ambiente em caso de catástrofe ou acidente.

Esta cerimónia contou com a assinatura dos protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os Presidentes das Juntas de Freguesia, entrega dos coletes identificativos a todos os membros e uma apresentação das unidades locais e seu funcionamento pelo Comandante Operacional Municipal.

Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.

Ricardo Cardoso apresentou a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sediada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos, que tem como objetivo a participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho. Esta plataforma estará disponível para o País inteiro, estando disponível para Android, iOS e windows.

Para Humberto Marques, Presidente do Município, “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas.” “O trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós, amanhã sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”, acrescentou o autarca.

Galeria (facebook)
Press Release (pdf)

Pontos de Interesse

Fim-de-semana de patinagem artística da ARCACEN

Os passados dias 28 e 29 de janeiro foram de mais um fim-de-semana cheio de atividade para a Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha (ARCACEN), começando no sábado com o Festival da Associação Josefa d’Óbidos, no Pavilhão do Centro Escolar...

Óbidos apresenta joia gastronómica: o QindÓ

No passado domingo, 12 de fevereiro, realizou-se, no Museu Municipal de Óbidos, o lançamento do QindÓ, uma coleção de joias que se comem. QindÓ são DeliDoces de receita familiar, com origem na tradição conventual portuguesa. Sabores diversos, delicados, intensos e...

Óbidos na vanguarda do ensino da programação

O Parque Tecnológico de Óbidos e a autarquia estão a proporcionar o ensino de programação a 140 crianças e jovens através do projecto deCode – Academia de Programação. Este projeto, inteiramente desenvolvido pelo Parque Tecnológico, em parceria com a empresa...