Universidade Sénior aguarda 1200 alunos de todo o país para encontro nacional em Aljustrel
Terceira Idade
No próximo dia 27 de maio, Aljustrel vai ser a vila anfitriã do XVI Encontro Nacional de Universidades Seniores.
Aljustrel recebeu, no ano passado, o testemunho da vila de Mafra, e vai, agora, ser responsável por organizar este evento, promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores.
Durante este sábado de maio, a Universidade Sénior de Aljustrel irá oferecer um conjunto de atividades a fim de proporcionar um dia de convívio e de partilha de experiências aos cerca de 1200 alunos, com idades superiores a 50 anos, de 32 universidades seniores, vindas dos quatro cantos do país, de Vinhais, Santa Maria da Feira, Gaia, Oliveira de Azeméis, passando por Tomar, Almeirim, Montemor-o-Novo, Alter do Chão, Crato, Elvas, Moura, Sines, Odemira, até Lagos, Loulé e Faro.
Do programa consta, logo pela manhã, uma visita à descoberta da história e do património edificado do concelho, seguindo um dos seis roteiros turísticos escolhidos por cada universidade: nomeadamente Nossa Senhora do Castelo e Igreja Matriz; Museu Municipal e Igreja da Misericórdia; Central de Compressores e Malacate de Viana; Moinho de Maralhas e Casa das Artes; Museu, Praça, Pelourinho e Igreja da Misericórdia – Messejana e, ainda, Museu de Ervidel e o Lagar.
Pelas 13 horas, os alunos juntar-se-ão para um almoço convívio, e às 16 horas, desfilarão transportando as bandeiras das suas universidades, à volta da Praça da Resistência. Seguidamente será realizada a passagem de testemunho para o encontro do próximo ano e proferido o discurso de encerramento. Pelas 17 horas, um grande baile, no parque desportivo da vila, encerrará este encontro.