“University, Culture and the City” foi o lema da primeira conferência Única, que juntou na Universidade Nova académicos de vários países. Fernando Medina participou no encerramento.
A cultura constitui uma oportunidade de excelência para o desenvolvimento, para a coesão social e para a afirmação da identidade da cidade, afirmou Fernando Medina no encerramento da conferência “Única”, que sob o lema “University, Culture and the City” juntou na Universidade Nova, em 16 e 17 de maio, académicos portugueses e internacionais.
Cultura é um dos elementos mais fortes que nos ligam enquanto comunidade, está em todo o lado. Multidimensionalidade e diversidade são palavras-chave para Fernando Medina quando falamos em cultura e o edil lembrou a propósito o festival “O Muro” no Bairro Padre Cruz e a forma como empolgou os moradores.
Lisboa respira cultura em cada canto e a cada momento, adianta Medina, frisando que uma visão abrangente de cultura nos permite encará-la como uma oportunidade para o desenvolvimento e a coesão social.
Fernando Medina salienta o momento de expansão que Lisboa vive, seja no plano turístico seja no plano cultural nas mais diversas vertentes, com fenómenos de internacionalização animadoras. O Fado é um exemplo, mas o edil Medina não esquece arte urbana, a gastronomia ou as indústrias criativas.
Um desafio cultural a aproveitar, frisa, para o qual é preciso desbravar terreno e encontrar caminhos na cidade, pois há novas realidades e a cidade tornou-se mais aberta e mais cosmopolita. Por isso “precisamos de uma nova estratégia” e novos desafios que envolva todos os atores da cidade, incluindo a universidade, frisa.