O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que as obras de ampliação do Centro de Saúde do Corvo, que inclui uma sala de fisioterapia, e a Casa do Médico podem entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2018.
“O Conselho de Governo já aprovou a aquisição de equipamento e a Secretaria Regional da Saúde já tinha autorizado também o lançamento do concurso para o recrutamento de um fisioterapeuta. Até ao final do ano estão criadas as condições para implementarmos a fisioterapia no Corvo”, frisou Rui Luís, à margem de uma visita à obra de ampliação da unidade de saúde, no âmbito da visita estatutária, que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
O Corvo é a única ilha dos Açores que ainda não dispõe de serviço de fisioterapia, ascendendo a 40 mil euros o investimento para dotar a Unidade de Saúde de Ilha do Corvo de uma sala de fisioterapia.
Rui Luís destacou a importância dos Corvinos terem acesso à fisioterapia para melhorar as suas “condições de vida”, tendo em conta as patologias existentes e o envelhecimento da população.
O Secretário Regional salientou ainda que a deslocação de especialistas ao Corvo aumentou para cinco vezes mais no último ano.
“Estamos satisfeitos com o trabalho que tem sido feito ao nível das deslocações de especialistas ao Corvo mas com certeza que queremos aumentar ainda mais”, frisou.
Relativamente à deslocação de médicos dentistas, o titular da pasta da Saúde revelou que há quatro médicos que, de forma rotativa, se deslocam à mais pequena ilha dos Açores e realizam consultas uma semana por mês.
Rui Luís manifestou também satisfação pela solução encontrada para o médico de família, com a nomeação de Carlos Teixeira, que acumula o cargo de Presidente do Conselho de Administração da USI Corvo.
“Este ano foi um ano atípico em que conseguimos resolver a situação do médico residente. Como sabem, tivemos várias situações onde intervimos de forma rápida na resolução e agora estamos perante uma situação estável”, afirmou o Secretário Regional.