No âmbito da mostra “Utopia Hoje”, decorrerá, no dia 31 de janeiro, terça-feira, no Museu Abílio Mattos e Silva, a partir das 14h30, um encontro e conversa comentada entre a Curadora Ana Matos, artistas presentes na exposição, alunos das escolas de Óbidos e os visitantes.
Recorde-se que até 31 de janeiro, a vila de Óbidos tem patente três exposições, com a opção de visitas guiadas, gratuitas, para escolas, dos mais diversos graus de ensino, para empresas, ou famílias. “Utopia Hoje” e “O Lagarto”, no Museu Abílio, e “PIM! Mostra de ilustração”, na galeria novaOgiva.
Assim, e para encerrar as mostras, nomeadamente a “Utopia Hoje”, haverá um momento de partilha e de Utopia, no contexto do Óbidos Vila Literária e do Folio, onde os jovens irão ter oportunidade de conversarem com a curadora e três artistas. A finissage da exposição conta com a presença de 28 alunos do 9º ano e 6 do 12º ano de Artes da Escola Josefa de Óbidos. No entanto, a iniciativa está aberta à participação de toda a comunidade.
“Utopia, hoje” – Museu Abílio
A exposição “Utopia hoje” apresenta as propostas de 10 artistas que interpretam, de forma livre e autoral, as obras de dois nomes maiores da nossa literatura Fernando Pessoa e José Saramago. Ainda que escritas em épocas distintas, “Mensagem” e “A Jangada de Pedra”, símbolos da nossa memória cultural contemporânea, abordam temas identitários e podem sugerir, nesse sentido, uma reflexão sobre Portugal.
Apresentados em dois núcleos distintos, e que pretendem suscitar um diálogo entre as obras de Pessoa e Saramago na perspetiva da Utopia, cada um dos artistas concentrou a sua alma e pensamento nos aspetos que mais lhe interessavam, sejam estéticos, históricos, geográficos ou políticos, apresentando múltiplas leituras e interpretações, que não devem ser entendidas como ilustrações, porque estão para além dos textos literários, ainda que criadas a partir deles.
De Cláudio Garrudo, Joanna Latka, Marta Ubach, Pauliana Valente Pimentel, e Teresa Gonçalves Lobo são as obras referentes à “Mensagem” de Fernando Pessoa”, enquanto Augusto Brázio, Hélio Luís, Paula Almozara, Rui Soares Costa, e Tiago Casanova partem da obra “A Jangada de Pedra” de José Saramago.
A exposição “Utopia hoje” tem a curadoria de Ana Matos, numa parceria entre Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago e Galeria das Salgadeiras.