Select Page

“Utopia Hoje” junta curadora, artistas e comunidade

No âmbito da mostra “Utopia Hoje”, decorrerá, no dia 31 de janeiro, terça-feira, no Museu Abílio Mattos e Silva, a partir das 14h30, um encontro e conversa comentada entre a Curadora Ana Matos, artistas presentes na exposição, alunos das escolas de Óbidos e os visitantes.

Recorde-se que até 31 de janeiro, a vila de Óbidos tem patente três exposições, com a opção de visitas guiadas, gratuitas, para escolas, dos mais diversos graus de ensino, para empresas, ou famílias. “Utopia Hoje” e “O Lagarto”, no Museu Abílio, e “PIM! Mostra de ilustração”, na galeria novaOgiva.

Assim, e para encerrar as mostras, nomeadamente a “Utopia Hoje”, haverá um momento de partilha e de Utopia, no contexto do Óbidos Vila Literária e do Folio, onde os jovens irão ter oportunidade de conversarem com a curadora e três artistas. A finissage da exposição conta com a presença de 28 alunos do 9º ano e 6 do 12º ano de Artes da Escola Josefa de Óbidos. No entanto, a iniciativa está aberta à participação de toda a comunidade.

“Utopia, hoje” – Museu Abílio

A exposição “Utopia hoje” apresenta as propostas de 10 artistas que interpretam, de forma livre e autoral, as obras de dois nomes maiores da nossa literatura Fernando Pessoa e José Saramago. Ainda que escritas em épocas distintas, “Mensagem” e “A Jangada de Pedra”, símbolos da nossa memória cultural contemporânea, abordam temas identitários e podem sugerir, nesse sentido, uma reflexão sobre Portugal.

Apresentados em dois núcleos distintos, e que pretendem suscitar um diálogo entre as obras de Pessoa e Saramago na perspetiva da Utopia, cada um dos artistas concentrou a sua alma e pensamento nos aspetos que mais lhe interessavam, sejam estéticos, históricos, geográficos ou políticos, apresentando múltiplas leituras e interpretações, que não devem ser entendidas como ilustrações, porque estão para além dos textos literários, ainda que criadas a partir deles.

De Cláudio Garrudo, Joanna Latka, Marta Ubach, Pauliana Valente Pimentel, e Teresa Gonçalves Lobo são as obras referentes à “Mensagem” de Fernando Pessoa”, enquanto Augusto Brázio, Hélio Luís, Paula Almozara, Rui Soares Costa, e Tiago Casanova partem da obra “A Jangada de Pedra” de José Saramago.

A exposição “Utopia hoje” tem a curadoria de Ana Matos, numa parceria entre Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago e Galeria das Salgadeiras.

Press Release (PDF)

Pontos de Interesse

XXIII Festival de Folclore na Sancheira Grande

Realiza-se dias 1 e 2 de Setembro, na Sancheira Grande, concelho de Óbidos, o XXIII Festival de Folclore.Vão participar o Rancho Folclórico  e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande (Estremadura), Rancho Folclórico de Pinheiros, Monção (Alto Minho),...

Animação nas Piscinas de Óbidos com várias atividades

As Piscinas Municipais de Óbidos (PMO) retomaram as suas atividades no passado dia 1 de setembro e já tem em agenda algumas iniciativas até ao final do ano.Assim, para além do Yoga em meio aquático, serão dinamizadas outras atividades. A prática de Yoga compõe uma...