Select Page

Utopia na Vila Literária

Nesta 2ª edição de FOLIO celebra-se a Utopia, tema escolhido para o festival literário deste ano, assinalando os 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More (1516).

São 250 eventos em 11 dias, no maior Festival Literário de Portugal e  dos maiores da Europa.

 

Sobre ele há muitas coisas que já sabemos. 

Que vêm o Rushdie e o Naipaul, que o Camané vai cantar Jobim pela primeira vez, que as noites vão estar cheias de escritores, poetas, músicos e artistas, palavras e concertos. 

Que há Repertórios únicos e utópicos, a falar português e outras línguas com e sem sotaque. 

Que vai haver mais exposições, e aulas, e cinema, e poesia juntas por metro quadrado que em qualquer outro lugar. 

Que se vai pensar outra vez a Educação e a Literatura da forma mais ampla participada e abrangente; que uma das mais premiadas ilustradoras de todos os tempos também vai cá estar. 

Que tem cinco capítulos, Autores, Folia, Educa. Ilustra e Mais.

Há tanto que ver.

 

Pela ‘escrita’ de cada um dos cinco ‘capítulos’ deste Folio foi responsável um curador – José Eduardo Agualusa, no Folio Autores, Anabela Mota Ribeiro no Folio Folia, Mafalda Milhões no Folio Ilustra, Maria José Vitorino no Folio Educa, e José Pinho no Folio Mais -. e cada um deles escreveu um texto para a Antena 2,  sobre a sua programação e as suas linhas condutoras, sobre as suas escolhas, levantando o véu de algumas das inúmeras iniciativas que acontecem em cada capítulo deste extenso e variado Folio. 

 

Dentro do múltiplo e variado programa deste Festival Literário e não só, também a Antena 2 deixa algumas sugestões, algumas coincidentes com as dos curadores, outras não, abrindo pistas para que construa os seus próprios percursos de descoberta nesta viagem literária.

Saiba mais em Antena 2.

Pontos de Interesse

Município quer alimentação mais saudável nas escolas

O município de Óbidos, com base na sua estratégia de desenvolvimento territorial da Educação, tem investido consistentemente na criação de mais oportunidades de melhoria, formação, desenvolvimento humano e de pensamento crítico nas Escolas d’Óbidos. Também neste...

Dia do Obidense celebra-se a 20 de Outubro

O Dia do Obidense é assinalado a 20 de outubro, numa organização da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO).A receção é às 10h30, na sede da SMRO, seguindo-se um passeio pela Feira de Santa Iria e um almoço no salão do Pinhal.Inscrições pelos telefones...

“Rock não tem idade” junta Jovens e Idosos

No próximo dia 25 de março, pelas 15h00, irá realizar-se no salão da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, Gaeiras, um espetáculo que irá juntar cerca de 100 pessoas num espetáculo intergeracional.Na sequência do projeto fotográfico “Rock não Tem...