A Direção Geral de Saúde, no âmbito da campanha de vacinação contra a gripe, relembra que a melhor forma de prevenção e proteção é a vacinação, para proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações.
Assim sendo, encontra-se a decorrer, e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano, a campanha anual de vacinação, que é recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade); grávidas; e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos). Para além destes, aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.
A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco, nomeadamente idoso com mais de 65 anos; residentes ou internados em instituições, e de risco clínico, sendo que os restantes, não abrangidas pela vacinação gratuita, podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação médica.