O Presidente do Governo inaugurou hoje as obras de ampliação e requalificação das instalações do Lar das Criancinhas da Horta, um investimento superior a 2,6 milhões de euros que permitiu disponibilizar 80 novas vagas nas valências de creche, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres.
“Além de este ser o cumprimento de mais um compromisso do Governo, este tipo de investimento na área da infância e juventude simboliza bem uma aposta de futuro, não só no futuro de cada uma das crianças que o vão utilizar, mas também do nosso futuro coletivo, como Região e enquanto Povo”, salientou Vasco Cordeiro.
No segundo dia da visita de trabalho do Executivo açoriano ao Faial, o Presidente do Governo adiantou que este investimento resultou, no total, na criação de mais 80 novas vagas naquelas três valências, que permitem, assim, a esta instituição dispor de uma capacidade de acolhimento de quase 240 crianças.
“No caso particular da creche, resposta especialmente importante para nós, na medida em que a primeira infância ocupa um lugar central nas nossas políticas sociais, as 32 novas vagas da creche ‘O Castelinho’ somam-se às quase 700 criadas desde 2013 na Região, e que permitiram aos Açores ultrapassar a taxa de cobertura de 33%, valor que corresponde aos indicadores desejáveis definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – OCDE”, salientou Vasco Cordeiro.
Segundo disse, no caso concreto do Faial e desde 2014, já foi duplicado o número de vagas disponíveis em creche, tendo sido criadas 116 novas vagas com a construção da creche dos Flamengos e agora também com este reforço, fixando a taxa de cobertura da ilha expressivamente acima dos valores fixados por entidades internacionais como a OCDE.
De acordo com o Presidente do Governo, este é um trabalho que tem sido também materializado por todos os concelhos e por todas as ilhas da Região, através de uma parceria fundamental com centenas de instituições que trabalham nesta área.
“Basta referir que, todos os anos, e apenas na área da infância, disponibilizamos mais de 30 milhões de euros especificamente para o apoio ao funcionamento das valências asseguradas em todas as ilhas por Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias da nossa Região”, destacou.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou ainda que estes resultados não se limitam, única e exclusivamente, à componente do investimento em infraestruturas, incluindo várias outras componentes “para que, atualmente, as nossas creches, jardins de infância e CATL não sejam apenas espaços de guarda das crianças”.
“Um esforço que, na prática, faz com que estas valências desempenhem hoje um papel fundamental no desenvolvimento das crianças que acolhem, proporcionando-lhes, para além de segurança, conforto e atividades de natureza socioeducativa, e quando isso é necessário, um acompanhamento de intervenção precoce, sempre em cooperação com as famílias”, disse o Presidente do Governo.